Início / Agricultura / Governo dos Açores participa, em Bruxelas, no Infoday do Horizonte 2020

Governo dos Açores participa, em Bruxelas, no Infoday do Horizonte 2020

O Governo dos Açores, através do Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia, participa, a 4 de Julho, em Bruxelas, no ‘Infoday’ relativo ao “Desafio Societal 2 (DS2): Segurança Alimentar, Agricultura e Silvicultura Sustentável, Investigação Marinha e Marítima e Águas Interiores e a Bioeconomia”, organizado pela Comissão Europeia com o objectivo de apresentar as próximas oportunidades de financiamento no âmbito do programa Horizonte 2020 (H2020).

A presença nesta iniciativa, explica fonte do Executivo Regional, possibilita a promoção e a capacitação do Sistema Científico e Tecnológico dos Açores nas áreas especificas do DS2, do programa H2020, garantindo assim à Região um posicionamento estratégico face ao novo programa de trabalho, o estabelecimento de uma rede de parceiros com interesses e objectivos comuns, e o fomento das actividades de investigação e inovação, em prol de um desenvolvimento económico, ambiental e social sustentável e inovador.

BioHorizon Brokerage Event

Associado a este evento, decorre, a 3 de Julho, a iniciativa ‘BioHorizon Brokerage Event’, organizada pela rede de Pontos de Contacto Nacionais (NCP) do DS2 do H2020, com objectivo de facilitar a criação de uma rede de contactos para os próximos concursos.

A 2 de Julho, a BioHorizon e a rede Bio NCP organizam, nas instalações do Gabinete da Representação dos Açores em Bruxelas, uma sessão interactiva dirigida a potenciais coordenadores de projectos para os futuros concursos do DS2, o “Workshop for proposal Writers for next H2020 call”.

Com estas três iniciativas, nas quais o Governo dos Açores marcará presença, “pretende-se capacitar os principais actores de investigação e inovação dos Estados-membros, e facilitar informação, ferramentas e técnicas específicas, por forma a potenciar o seu desempenho na elaboração de propostas bem-sucedidas no âmbito do programa H2020”, acrescenta o Governo Regional.

Horizonte 2020

O Horizonte 2020 – Programa-Quadro Comunitário de Investigação & Inovação, com um orçamento global superior a 77 mil milhões de euros para o período 2014-2020, é o maior instrumento da Comunidade Europeia especificamente orientado para o apoio à investigação, através do co-financiamento de projectos de investigação, inovação e demonstração.

O apoio financeiro é concedido na base de concursos em competição e mediante um processo independente de avaliação das propostas apresentadas.

O H2020 é composto por três Pilares programáticos com âmbitos diferentes:

  • Pilar I – Excelência Científica (com cerca de 32% do orçamento total);
  • Pilar II – Liderança Industrial (correspondente a cerca de 22% do orçamento);
  • Pilar III – Desafios Societais (com cerca de 39% do orçamento total).

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

GO PodaCitrus faz dia aberto a 14 de Novembro nas Quintas da Campina e do Brejo

O projecto GO PodaCitrus faz um Dia Aberto a 14 de Novembro nas Quintas da …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.