Início / Agricultura / Fungicidas com clortalonil só podem ser utilizados até 20 de Maio de 2020

Fungicidas com clortalonil só podem ser utilizados até 20 de Maio de 2020

Os fungicidas com a substância activa clortalonil vão ser proibidos. A DGAV – Direcção-Geral de Alimentação e Veterinária vai proceder ao cancelamento das autorizações de venda de produtos fitofarmacêuticos contendo clortalonil, não podendo estes ser utilizados após a data de 20 de Maio de 2020.

A substância activa clortalonil é utilizada em fungicidas, por exemplo, para as culturas da batata, feijão, tomate e soja.

Decisão da Comissão Europeia

Segundo a DGAV, o Regulamento (UE) 2019/677 da Comissão de 29 de Abril de 2019 decide a não renovação da aprovação da substância activa clortalonil.

Na base da decisão comunitária foi comunicado que não é possível excluir uma exposição das águas subterrâneas a vários metabolitos, acima do limite paramétrico para a água potável de 0,1μg/l, não sendo, portanto, possível estabelecer que a presença de metabolitos do clortalonil nas águas subterrâneas não terá efeitos inaceitáveis nessas águas nem efeitos nocivos na saúde humana.

Perigo de cancro

Além disso, permanecem preocupações relativas à genotoxicidade dos resíduos aos quais os consumidores serão expostos e não pôde ser finalizada a respectiva avaliação de risco devido à falta de dados que confirmem a definição do resíduo em vegetais e a avaliação da exposição dos animais, incluindo a avaliação toxicológica de um metabolito.

Adicionalmente, o clortalonil é suspeito de ser cancerígeno para o ser humano e foi identificado um risco elevado para certos grupos de organismos aquáticos para todas as utilizações avaliadas.

O Regulamento entra em vigor no dia 20 de Maio sendo que a DGAV irá proceder ao cancelamento das autorizações de venda de produtos fitofarmacêuticos contendo clortalonil, não podendo estes ser utilizados após a data de 20 de Maio de 2020.

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

Docapesca conclui remoção de duas embarcações afundadas na Ria de Alvor

A Docapesca – Portos e Lotas terminou esta semana a remoção de duas embarcações afundadas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.