Início / Agricultura / Conheça 5 cuidados básicos que deve ter com as plantas de interior

Conheça 5 cuidados básicos que deve ter com as plantas de interior

Artigo de opinião de Rosa Moreira, Eng.ª Agrónoma, promotora do site A Cientista Agrícola

Como cuidar das suas plantas de interior

As plantas de interior, além de extraordinariamente bonitas, são na maioria dos casos, originárias de regiões tropicais e subtropicais. Como exigências, têm como preferência locais com meia luz, e regra geral, necessitam de regas moderadas.

Com a função principalmente decorativa, proporcionam também ao seu interior de sua casa, oxigénio e humidade.

No entanto, e para garantir que a sua planta de interior cresça bonita e saudável, existem cuidados básicos de que não se pode esquecer. Conheça neste artigo, 5 cuidados básicos que deve ter com as suas plantas de interior.

como cuidar das plantas de interior

1 . Exigências climáticas

 falta de luz solar cumulativamente com o excesso de água, caracterizam-se por serem dois dos principais erros no cuidado com as suas plantas de interior.

Se o ambiente da sua casa é bem iluminado, mas a luz não alcança as plantas de interior facilmente, pode optar por fornecer-lhes luz artificial.

Para tal, compre umas lâmpadas incandescentes que podem substituir a luz natural que estas plantas necessitam.

No que diz respeito à temperatura, a grande maioria das plantas de interior não toleram muito bem mudanças abruptas de temperatura, podendo em muitos casos parar de crescer e/ou as suas folhas caírem.

humidade equilibrada é outro factor que deve ter em atenção dado que é essencial para o ótimo crescimento da maioria das plantas de interior.

Um sintoma a que deve estar atento é ao amarelecimento das folhas destas plantas e sua posterior queda. Caso tal aconteça, é um sinal inequívoco que a humidade não é a mais adequada.

como cuidar das plantas de interior

 2. Rega

 Como é natural, a maior parte das plantas de interior necessita de uma maior frequência de rega no Verão do que no Inverno.

Uma boa dica para perceber se a sua planta de interior está a precisar de água ou não é fazer o teste do dedo. Assim, deve colocar o seu dedo (teste do dedo) dentro da terra da sua planta e, se esta estiver seca é sinal que necessita de ser regada.

como cuidar das plantas de interior

 3 . Fertilização

Para potenciar a saúde e beleza das suas plantas de interior, deve ainda fertilizá-las periodicamente com adubo adequado para a água de rega, para que estas cresçam e se desenvolvam harmoniosamente.

como cuidar das plantas de interiorFelizmente, já existem substratos disponíveis no mercado com adubação mineral de libertação controlada até 9 meses, como é o caso do substrato SIRO INTERIOR.

Este substrato, é indicado especialmente para plantação e transplante de todo o tipo de plantas de interior.  Para além de ser enriquecido com adubação mineral controlada como referi anteriormente, possui uma formulação adequada capaz de promover a cor verde das folhas das suas plantas de interior. Para além destas vantagens nutritivas que este substrato possui, é constituído por argila expandida micro granulada que favorece o arejamento/ drenagem, e ao mesmo tempo, uma humidade estável que o sistema radicular das suas plantas necessitam.

4. Cuidados especiais com as folhas

Se quer ter as folhas das suas plantas de interior limpas e saudáveis, deve limpá-las regularmente. Para executar este procedimento adequadamente, deve usar um pano humedecido com água e pulverizar com água após a remoção do pó das mesmas.

Chamo no entanto à atenção, que existem plantas de interior em que estes cuidados especiais não devem ser efectuados como por exemplo a begónia. Em substituição, use antes uma escova macia.

como cuidar das plantas de interior

5. Transplante

Para que as suas plantas de interior cresçam saudáveis e bonitas é fundamental que as transplante periodicamente. Tal facto acontece porque ao longo do tempo, as raízes das suas plantas de interior crescem e o vaso onde se encontram torna-se demasiado pequeno.

Se nada fizer, as raízes acabarão por crescer em círculo ao longo das paredes do vaso e o crescimento aéreo da planta será menor.

Para garantir que isto não acontece, transplante as suas plantas de interior periodicamente consoante o calibre das mesmas: plantas de interior de menor calibre devem ser mudadas mais frequentemente. Para tal, escolha um vaso de maiores dimensões e use um novo substrato apropriado para este tipo de plantas, tais com o SIRO INTERIOR que falei anteriormente.

como cuidar das plantas de interior

Agora que já conhece as minhas dicas para cuidar das suas plantas de interior, diga-me… o que costuma fazer para deixá-las bonitas e saudáveis?

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

Capoulas Santos aprova a recuperação de 5 regadios tradicionais na Região Norte

O ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, homologou os projectos de …

Um comentário

  1. António da sIlva Oliveira

    As plantas do interior são um dos meus passatempos favoritos, mas, não sei tudo, espero as vossas informações. sobre o assunto

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.