Início / Agricultura / Comercialização de Vinho Madeira chega aos 842,8 mil litros até Março

Comercialização de Vinho Madeira chega aos 842,8 mil litros até Março

A comercialização de vinho generoso Madeira, nos primeiros três meses de 2018, rondou os 842,8 milhares de litros, traduzindo-se em receitas de primeira venda de 4,6 milhões de euros. Segundo os dados provenientes do IVBAM — Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira, comparativamente ao período homólogo registaram-se acréscimos de 14,6% na quantidade e de 7,7% no valor.

Estrangeiros os principais compradores

Os dados mostram que o mercado estrangeiro foi o principal responsável por esta evolução. Com efeito, as exportações quer para os países terceiros (+20,9% em volume e +6,6% em valor) quer para os países da União Europeia (+14,3% em quantidade e +7,2% em receitas de primeira venda) aumentaram em termos homólogos.

As vendas no mercado regional também aumentaram (+8,0% em volume e +10,0% em valor), contudo, tendência inversa foi observada nas vendas para Portugal Continental quer em quantidade (-36,8%) quer em valor (-5,6%).

Nos dois mercados externos que geraram maior retorno financeiro nas vendas de Vinho Madeira – França e EUA – as variações foram de sentido contrário (+68,6% e de -18,1%, respectivamente), mas com os montantes transaccionados de vinho “Madeira” a superarem os 1 078,0 milhares de euros no primeiro caso e os 570,7 milhares de euros no segundo.

Espirituosas e vinho IGP

Em 2017, a comercialização de bebidas espirituosas e de vinho IGP Terras Madeirenses cresceu em volume e em valor.

A comercialização de bebidas espirituosas produzidas na Região Autónoma da Madeira (RAM) totalizou em 2017 os 867,7 milhares de litros, observando-se um aumento de 7,5% face ao ano precedente, impulsionado pela evolução registada no Licor. O valor correspondente àquela quantidade comercializada cifrou-se em 4,4 milhões de euros, +12,8% que em 2016.

Relativamente à comercialização de vinho DOP Madeirense registou-se, face a 2016, uma descida de -2,1% nas quantidades e uma subida no valor de vendas de +2,5%. Por sua vez, no vinho IGP Terras Madeirenses observou-se um aumento na quantidade comercializada (+13,6%) e no valor gerado (+21,9%).

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Cartaxo recebe Seminário sobre sustentabilidade e adaptação da viticultura às alterações climáticas

Partilhar              O Auditório Municipal da Quinta das Pratas, no Cartaxo, vai receber o Seminário “Viticultura e …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.