Início / Agricultura / Caravana AgroEcológia promove “Dia Aberto dos Produtores”

Caravana AgroEcológia promove “Dia Aberto dos Produtores”

A equipa Comissão de Acompanhamento da Caravana AgroEcológia promove “Dia Aberto dos Produtores” que se realiza no próximo dia 8 de Outubro nos jardins da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL).

O objectivo do evento é fazer uma mostra de cabazes de produtores que abastecem a região de Lisboa, realizar provas com os produtos expostos e promover uma conversa aberta onde serão abordados temas de interesse para os produtores.

Pretende-se com este encontro iniciar um ciclo de dias abertos de produtores na FCUL. O grupo organizador tem neste momento mais duas iniciativas em curso “As Hortas nas Escolas” e a “A Caravana AgroEcológica”.

Globalização e alimentação

Explica a organização do encontro que no processo de globalização também a nossa alimentação sofreu alterações profundas — muitos alimentos que consumimos vêm do outro lado do Mundo e passámos a comer frutas e legumes fora de época.

A produção a larga escala tornou-se comum. O valor nutricional de muitos alimentos diminuiu e o seu nível de açucares aumentou — a saúde dos portugueses ressentiu-se, os diabetes e as doenças cardiovasculares aumentaram.

Entretanto, os produtores hortofrutícolas persistiram, continuando a produzir frutas e legumes saudáveis, de qualidade e de época, vendidos directamente aos consumidores — são entregues em casa e/ou em pontos de recolha estratégicos.

Esta proximidade produtor/consumidor, permite a criação de circuitos curtos de produção (diminuindo a pegada ecológica dos alimentos) e o estabelecimento de uma relação de confiança entre quem produz e quem consome alimentos. O consumidor passa a consumir de forma mais consciente, mais sustentável ambiental, social e economicamente, acrescenta a organização.

Saiba mais aqui.

 

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

Ricovileite 522 Top, conhece? Ração para ovelhas da Rico Gado

A Rico Gado está a promover a sua ração para ovelhas em alta produção, Ricovileite …

Um comentário

  1. rosario salema

    boa tarde

    gostaria de receber informação sobre a vossa iniciativa
    obrigada

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.