Início / Agricultura / Açores reforça apoio às organizações de produtores do sector agrícola com 5 M€

Açores reforça apoio às organizações de produtores do sector agrícola com 5 M€

O secretário Regional da Agricultura e Florestas afirmou, em Vila do Porto, que o Governo dos Açores vai apoiar este ano as organizações de produtores do sector agrícola com mais de cinco milhões de euros.

“O trabalho de proximidade e cooperação entre o Executivo regional e as organizações de produtores é fundamental para o desenvolvimento e para o sucesso do sector agrícola”, afirmou João Ponte, que falava domingo, 30 de Abril, nas comemorações do 30.º aniversário da Associação Agrícola de Santa Maria.

Nesse sentido, frisou que aquilo que os agricultores esperam “numa altura especialmente desafiante” é uma “união de esforços” para que possam ser ultrapassados “os desafios e as dificuldades que sempre existirão”.

Na sua intervenção, João Ponte congratulou-se com o crescimento registado nos últimos anos no sector agrícola, que resulta da dedicação e empenho dos agricultores e também dos diferentes serviços prestados pelas organizações de produtores.

Para o titular da pasta da Agricultura, o apoio técnico, a formação, o incentivo à produção, à organização e acesso aos mercados contribuem para o “aumento da competitividade do setor” e são imprescindíveis para a afirmação e sucesso da agricultura nos Açores.

“São estas competências, muitas delas delegadas pelo Governo nas organizações de produtores, que justificam os apoios públicos atribuídos”, frisou.

Prémio à vaca aleitante

O Secretário Regional salientou ainda a importância que o prémio à vaca aleitante e as medidas de extensificação pecuária têm para a ilha de Santa Maria, que desenvolve a sua actividade agrícola predominantemente na produção de carne, com excelente genética, defendendo, por isso, a necessidade de união “na defesa da manutenção destas medidas e no reforço da dotação financeira, no âmbito da negociação da PAC pós-2020”.

João Ponte felicitou ainda a Associação Agrícola de Santa Maria pela abertura da ‘Loja Mariense’, reafirmando a disponibilidade do Governo dos Açores para apoiar projectos que visem o desenvolvimento efectivo do sector agrícola e o aumento dos rendimentos dos agricultores.

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

CNCFS leva Seminário sobre a Alfarroba a Loulé. Entrada gratuita

O Centro Nacional de Competências dos Frutos Secos (CNCFS) organiza um Seminário sobre a Alfarroba, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.