Início / Agenda / Açores recebe Assembleia das Regiões Europeias Vitícolas a 12 de Junho

Açores recebe Assembleia das Regiões Europeias Vitícolas a 12 de Junho

A sessão plenária da Assembleia das Regiões Europeias Vitícolas (AREV) realiza-se no próximo dia 12 de Junho, na Sociedade Amor da Pátria, na Horta, Açores.

No dia seguinte, o programa decorre integralmente no Pico, começando com uma visita às curraletas de vinha, na zona da Criação Velha, na Madalena, classificada pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade, seguindo-se uma visita ao Museu do Vinho e à Adega A Buraca.

No Centro Interpretativo da Vinha terá lugar uma degustação de vinhos dos Açores, com a presença de todos os produtores de vinho certificado do Pico e outras entidades locais convidadas, estando ainda prevista uma visita à Cooperativa Vitivinícola da Ilha do Pico.

75 regiões associadas

A AREV é uma associação representativa do sector vitivinícola, que conta com 75 regiões associadas, sendo os Açores sócios efectivos há cerca de 20 anos.

O secretário Regional da Agricultura e Florestas afirmou que a realização, na próxima semana, nos Açores, da sessão plenária da Assembleia das Regiões Europeias Vitícolas é extremamente importante pela visibilidade que dará à Região enquanto produtora de vinhos de qualidade, ao trabalho de recuperação das vinhas que tem sido feito e ao potencial económico e social deste sector.

“Este evento, que acontece pela primeira vez nos Açores, constitui uma excelente oportunidade para dar a conhecer mundialmente todo o trabalho e potencial de crescimento dos vinhos de qualidade que são produzidos nos Açores”, frisou João Ponte.

O governante acrescentou que a reunião terá lugar durante dois dias, no Faial e no Pico, considerando que os Açores, no seu todo, ficam a ganham com a possibilidade de acolher e organizar, pela primeira vez, um evento como este.

PAC e técnicas vinícolas

A AREV, presidida pelo espanhol Emiliano García–Page, também Presidente de Castilla-La Mancha, intervém junto de todas as instituições e instâncias encarregues, directa ou indirectamente, da política vitivinícola europeia ou mundial e intervém em todos os dossiers que se relacionem com o vinho.

Na Assembleia Geral da AREV serão analisados temas como a reforma da Política Agrícola Comum, técnicas vinícolas, rotulagem, tendências dos mercados, bem como outras questões que importam aos territórios vitícolas europeus.

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

2.ª Conferência Agro-Logística já tem inscrições abertas

A 2.ª Conferência Agro-Logística, que decorre no dia 20 de Fevereiro, no Palácio Marqueses da …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.