Início / Agricultura / Açores: Novo Regime Jurídico da Reserva Agrícola Regional publicado em DR

Açores: Novo Regime Jurídico da Reserva Agrícola Regional publicado em DR

O diploma que prevê a segunda alteração ao novo Regime Jurídico da Reserva Agrícola Regional (RAR) está publicado em Diário da República, entrando em vigor a 6 de Setembro.

Com este Decreto Legislativo Regional, aprovado pelo Parlamento açoriano no início de Julho, o Governo dos Açores “introduziu ajustamentos e alterações pontuais, face às novas dinâmicas económicas e sociais na Região, mantendo, contudo, as linhas gerais do modelo em vigor, que permitem assegurar os princípios da RAR, desde logo, preservar e reforçar os mecanismos de protecção das melhores manchas de terrenos vocacionados para o sector agrícola”, afirmou o secretário Regional da Agricultura e Florestas, João Ponte.

Fixação da população activa dos Açores na agricultura

A nota preambular do diploma refere que a Reserva Agrícola Regional “constitui um elemento fundamental para a fixação da população activa dos Açores na agricultura, contribuindo decisivamente para o melhoramento da estrutura fundiária, para a valorização e preservação da paisagem natural do arquipélago, integrando a Rede Fundamental de Conservação da Natureza”.

Destaca-se, como aspecto significativo no novo diploma, “a possibilidade de permitir a realização de obras de reconstrução e ampliação apenas em habitação própria e permanente já existente dos agricultores a título principal, bem como a possibilidade de realizar obras integradas na gestão das explorações agrícolas, tais como armazéns para máquinas agrícolas, salas de ordenha ou reservatórios”.

Energia renovável

Por outro lado, alargam-se as excepções do actual regime à instalação de equipamentos para produção de energia renovável, considerando que estes não retiram fertilidade ao solo quanto à sua capacidade produtiva, sendo, contudo, necessário comprovar económica e tecnicamente que não existe outra alternativa de localização.

Segundo o titular da pasta da Agricultura, “o Governo dos Açores pretende agora aprovar em breve um decreto regulamentar regional que definirá os limites e os parâmetros específicos para as construções abrangidas pelo regime de excepção”.

A Reserva Agrícola Regional, que ocupa 17% do território dos Açores, tem sido essencial para assegurar a protecção dos solos com maior aptidão para o desenvolvimento da actividade agrícola, condição necessária para se garantir o futuro sustentável da agricultura.

Agricultura e Mar Actual

Verifique também

Produtividade da batata de regadio aumenta 10%. Tomate para a indústria com boas perspectivas

A apanha da batata de regadio está a decorrer e confirmam-se os aumentos de produtividade …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.