Início / Featured / Terminal de Contentores de Alcântara recebe maior navio de contentores de 2023

Terminal de Contentores de Alcântara recebe maior navio de contentores de 2023

O Terminal de Contentores de Alcântara (TCA), operado pela Yilport Liscont, recebeu no dia 28 de Setembro o navio Cap San Tainaro, com 119.441 de GT, 333 metros de comprimento e um calado máximo de 14,5 metros. Agenciado pela Maersk, o Cap San Tainaro, seguirá para o porto de Santos (Brasil), após tocar os portos de Sines e Algeciras.

No TCA foram embarcados mais de 600 contentores, alguns dos quais em regime de transhipment, com recurso a 3 dos 4 novos pórticos de cais, que chegaram ao Porto de Lisboa em Janeiro de 2022. Estes pórticos de cais têm uma lança com um alcance de 22 fiadas de contentores, a bordo dos navios, estando vocacionadas para operar navios porta-contentores inseridos nas principais rotas marítimas intercontinentais.

Este equipamento, representou um investimento de mais de 30 milhões de euros por parte da concessionária, permitindo aumentar a eficiência operacional e a competitividade desta importante infra-estrutura portuária e melhor servir os clientes que a utilizam, refere uma nota de imprensa do Porto de Lisboa.

“Modernizar e melhorar a eficiência operacional, as condições de segurança e a sustentabilidade ambiental das operações, nomeadamente através de uma forte redução de emissões de CO2, são os objectivos primordiais deste projecto de modernização cuja segunda fase se iniciou durante o mês de Setembro”, acrescenta a mesma nota.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Consulta pública sobre Acordo Comercial UE-Canadá termina a 25 de Abril

Partilhar              A Comissão Europeia tem em curso, até dia 25 de Abril de 2024, uma consulta …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.