Início / Agricultura / Quinta da Lagoalva tem nova colheita de Barrel Selection tinto

Quinta da Lagoalva tem nova colheita de Barrel Selection tinto

A Quinta da Lagoalva – pertença da família Holstein Campilho e cuja propriedade é uma das maiores e mais antigas da região dos Vinhos do Tejo –, “depois de um ano de grandes mudanças, com a aposta numa reformulação total de identidade, do logo aos rótulos”, abre as hostes vínicas do ano de 2024 com o lançamento da nova colheita do Lagoalva Barrel Selection Touriga Nacional & Syrah tinto. De 2022, enverga uma roupagem nova, mas mantém-se fiel à dupla de castas Touriga Nacional e Syrah, destacadas no rótulo.

Com origem em solos arenosos, as uvas que dão origem a este tinto têm a particularidade de serem vindimadas durante a noite, garantindo a preservação de todos os aromas, que em tempo muito quente podem sofrer alguma oxidação, sendo assim evitada, refere uma nota de imprensa do produtor.

E realça que “seguem imediatamente para a adega, onde são vinificadas em separado. Depois de três dias de maceração pré-fermentativa, ocorre a fermentação alcoólica, feita em lagares de inox a 24.ºC. As massas são prensadas com recurso a uma prensa hidráulica e a fermentação maloláctica acontece em barricas de carvalho francês, onde os vinhos estagiam durante 12 meses. O casamente entre a Touriga Nacional e a Syrah só acontece no final da vinificação, depois de uma criteriosa ‘Selecção de Barricas’ (aka Barrel Selection), feita pela dupla de enólogos Pedro Pinhão e Luís Paulino”.

O Lagoalva Barrel Selection Touriga Nacional & Syrah tinto 2021 apresenta uma cor granada intensa e tem um aroma complexo, com presença de frutos pretos maduros, especiarias e baunilha. Na boca, tem bom volume, os taninos são elegantes e termina longo. Ideal para a mesa, acompanha bem carnes elaboradas, pratos de forno e queijos curados.

À venda em garrafas de 750mL (standard), tem um preço recomendado de venda ao público de €11,99. Uma gama onde este tinto encontra um par em branco, desta feita um vinho monocasta de Sauvignon Blanc, cuja colheita que está actualmente no mercado é a de 2022: Lagoalva Barrel Selection Sauvignon Blanc branco 2022.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Consulta pública sobre Acordo Comercial UE-Canadá termina a 25 de Abril

Partilhar              A Comissão Europeia tem em curso, até dia 25 de Abril de 2024, uma consulta …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.