Início / Agricultura / Projecto +ValorCer termina 1ª fase em prol da valorização dos cereais nacionais

Projecto +ValorCer termina 1ª fase em prol da valorização dos cereais nacionais

O projecto +ValorCer — Valorizamos a organização da produção de cereais terminou em Julho de 2023 a sua 1ª fase, que “consistiu numa visita técnica por parte das entidades dinamizadoras do projecto, a todas as Organizações de Produtores, para diagnóstico das necessidades de cada uma delas tanto do ponto de vista da implementação dos seus processos de gestão, como também das necessidades de capacitação através de uma metodologia de design thinking”.

O objectivo do projecto +ValorCer, que arrancou em Abril de 2023, financiado pelo programa PRR – Plano de Recuperação e Resiliência é a valorização dos cereais nacionais e criação de um esquema de rastreabilidade ao longo da cadeia de produção, assente em blockchain e Smart Contracts, capaz de receber a confiança de todas as partes envolvidas e dos consumidores.

O projecto, dinamizado pela Anpromis — Associação Nacional dos Produtores de Milho e Sorgo, a Anpoc — Associação Nacional de Produtores de Proteaginosas, Oleaginosas e Cereais, a Universidade Nova de Lisboa e a Consulai – Consultadoria Agro-Industrial, é liderado pelo laboratório colaborativo (CoLAB) InnovPlantProtect (InPP). E “ambiciona impulsionar as Organizações de Produtores de cereais, trazendo novas perspectivas, tecnologias avançadas e métodos modernos de optimização e de gestão de processos”.

Mais de 12.500 agricultores envolvidos

Com a participação de mais de 17 organizações de produtores do sector dos cereais, incluído o arroz, que representam cerca de 90% da produção nacional comercializada, o projecto envolve mais de 12.500 agricultores distribuídos pelo País.

“Em Portugal, existem inúmeras Organizações com sistemas de qualidade implementados, no entanto, há ainda muito a fazer na área da digitalização dos processos, na vertente comercial e na valorização do produto final junto da indústria e do consumidor final”, realça uma nota de imprensa enviada pelos responsáveis pelo projecto.

E garante que “no final deste projecto teremos certamente uma fileira cerealífera muito mais competitiva e capaz de ir ao encontro dos crescentes desafios que lhe são colocados tanto do ponto de vista ambiental, como económico, traduzindo assim a forte dinâmica e capacidade mobilizadora que a caracteriza”.

A data de conclusão do projecto +ValorCer está prevista para 30 de Setembro de 2025, contando com um apoio financeiro da União Europeia de 577.673,43 euros.

Conheça a ficha técnica do aqui.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Presidente da ACOS: quota de água de Alqueva fixada para a agricultura em 590 hm3 deverá ser revista

Partilhar              O presidente da ACOS – Associação de Agricultores do Sul, Rui Garrido, no seu discurso de …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.