Início / Agenda / Porto de Lisboa acolhe seminário sobre Almada Negreiros e gares marítimas de Alcântara e Rocha

Porto de Lisboa acolhe seminário sobre Almada Negreiros e gares marítimas de Alcântara e Rocha

A Gare Marítima de Alcântara recebe no próximo dia 22 de Novembro, pelas 10h00, o evento “Os murais de Almada Negreiros e as gares Marítimas de Alcântara e da Rocha do Conde D’Óbidos: olhar(es) crítico(s) sobre a sua história e convite à reflexão sobre o seu valor contemporâneo”.

O evento decorre no âmbito da candidatura do Porto de Lisboa ao World Monuments Watch 2022 na qual uma das vertentes core é a promoção cultural e o plano educativo das gares marítimas, numa parceria entre o Plano Nacional das Artes, o World Monument Fund, a Administração do Porto de Lisboa e o Centro de Formação Calvet de Guimarães.

Este evento terá como oradores Simão Palmeirim, investigador da Nova Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Mariana Pinto dos Santos, investigadora da Nova Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, Ana Mehnert Pascoal, investigadora da ARTIS/IHA, FLUL ou ARTIS – Instituto de História da Arte, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, Teresa Veiga de Macedo do World Monuments Fund e Paulo Pires do Vale, comissário do Plano Nacional das Artes.

Os temas a focar serão: “Pardal Monteiro e a modernização da capital as gares marítimas em contexto”; “Estética e Política nas pinturas murais de Almada Negreiros nas Gares Marítimas de Lisboa”; “ A geometrização das formas nas gares marítimas: diferenças entre as duas encomendas”; “World Monuments Fund e as Gares Marítimas de Alcântara” e “Arte e Educação”.

Segundo o PNA, as gares marítimas e os painéis de Almada Negreiros merecem especial atenção no contexto histórico e artístico do século XX, quer pelo seu valor artístico intrínseco, quer pelo testemunho histórico dos grandes movimentos migratórios de Portugal e da Europa (tendo alguns dos quais resultado de conflitos armados, como a Segunda Guerra Mundial ou a Guerra Colonial), convidando a uma reflexão abrangente sobre os desafios da sociedade contemporânea.

Esta acção de curta duração, será também transmitida online, pelo canal Youtube da DGEstE, aqui. As inscrições poderão ser efectuadas aqui.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

CAP promove debate sobre Planos de Gestão de Região Hidrográfica 2022-2027

Partilhar              A CAP — Confederação dos Agricultores de Portugal promove no auditório da sua sede, em …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.