Início / Agricultura / Plataforma DigiFarm2all ajuda a enfrentar desafio da democratização da Agricultura 4.0

Plataforma DigiFarm2all ajuda a enfrentar desafio da democratização da Agricultura 4.0

A plataforma DigiFarm2all — Sustentabilidade e Democratização da Agricultura 4.0 reúne um total de 20 parceiros, representando cooperativas e empresas do sector agrícola das fileiras da vinha, olival, pequenos frutos, kiwi, abacate e stakeholders da laranja, confederação de agricultores, pólo de inovação, laboratórios colaborativos (CoLABs), centro de competências e uma empresa tecnológica. As competências do consórcio permitem enfrentar o desafio da democratização da Agricultura 4.0 (Ag4.0), maior acesso a tecnologias digitais e utilização das mesmas em prol de uma agricultura sustentável.

No passado dia 4 de Março, decorreu uma acção de capacitação interna do consórcio DigiFarm2al, no qual reuniu 34 membros deste grupo de forma a “demonstrar as funcionalidades da plataforma DigiFarm2all (WP2), cuja actividade é liderada pelo parceiro Impactwave”.

“Esta é uma plataforma de gestão de dados integrada e de apoio à tomada de decisão que tem como base a informação que está a ser recolhida em tempo real dos 17 pilotos tecnológicos instalados no âmbito deste projecto. Esta acção de capacitação assentou, assim, num dos objectivos do projecto, nomeadamente para a utilização de novas ferramentas para maximização da produtividade, redução de custos e para a utilização mais eficiente dos recursos naturais”, refere uma nota de imprensa do SFCOLAB – Laboratório Colaborativo para a Inovação Digital na Agricultura, que lidera o projecto.

Sistemas de IoT

Depois de uma primeira fase que envolveu o desenvolvimento dos protótipos e sistemas de IoT, e a sua instalação de Norte a Sul de Portugal, foi concluída agora o desenvolvimento da plataforma integrada do consórcio DigiFarm2all para a gestão e integração de dados.

O próximo passo consiste no desenvolvimento de um modelo de recomendações, com recurso a modelos de previsão e na capacitação dos intervenientes de forma a compreenderem e a utilizarem estas tecnologias de forma eficaz, dando-lhes capacidades de interpretar os dados gerados e tomar decisões com base nas informações obtidas, adianta a mesma nota.

Estas acções de capacitação internas, são também uma aposta do consórcio no potencial humano agregado ao projecto. Capacitar técnicos e agricultores é construir as bases de sucesso a longo prazo do projecto, uma vez que, promove a cultura de excelência e inovação beneficiando não apenas o consórcio como todo o País, promovendo a sustentabilidade do sector agrícola.

Este projecto, liderado pela Associação SFCOLAB – Laboratório Colaborativo para a Inovação Digital na Agricultura, tem na sua constituição um total de 20 parceiros, nomeadamente o SFCOLAB, Confagri – Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas e do Crédito Agrícola de Portugal, NIAV — Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, cooperativas agrícolas, uma associação de agricultores, um Centro de Competências, uma empresa tecnológica e empresas do sector agrícola das fileiras da vinha, olival, pequenos frutos, kiwi, abacate e stakeholders da laranja.

Mais informações sobre a plataforma DigiFarm2all aqui.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Sindicatos garantem aumento do subsídio de turno na ADP Fertilizantes

Partilhar              A administração da ADP Fertilizantes chegou a acordo com os trabalhadores e os seus representantes, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.