Início / Política / Ambiente / PEV quer “fim imediato” da intenção de exploração de lítio e “revogação urgente” do simplex ambiental

PEV quer “fim imediato” da intenção de exploração de lítio e “revogação urgente” do simplex ambiental

O Partido Ecologista Os Verdes (PEV) propõe o “fim imediato da intenção de prospecção e exploração de lítio em Portugal e também a revogação urgente do simplex ambiental consumado pelo Decreto-Lei nº 11/2023, de 10 de Fevereiro, o qual permite que inúmeros projectos fiquem isentos de avaliação de impacte ambiental”.

A intenção resulta da reunião do Conselho Nacional do Partido Ecologista os Verdes, hoje em Vila Franca de Xira, com o objectivo de iniciar a preparação das próximas eleições legislativas, que terão lugar no dia 10 de Março de 2024, conforme anunciado pelo Presidente da República.

Na área ambiental, Os Verdes realçam em nota de imprensa que “sempre denunciaram a falta de transparência e de seriedade no caso do lítio”, sublinhando que “é fundamental gerar confiança num processo de transição energética que sirva os objectivos climáticos e ambientais, e não os interesses económicos em jogo decorrentes de promiscuidades entre o poder político e o poder económico.

“O regresso do PEV à Assembleia da República, nas próximas eleições legislativas, é determinante para que estas propostas possam ser materializadas, no âmbito de uma agenda verde coerente com uma visão ecologista que interligue a justiça ambiental e social”, acrescenta a mesma nota.

Os Verdes entendem que, “face à crise política que o País atravessa, as eleições legislativas deveriam realizar-se mais cedo, de modo a evitar que o País se mantivesse com um governo em gestão durante mais 4 meses”

O PEV concorrerá às eleições no quadro da Coligação Democrática Unitária, com o Partido Comunista Português (PCP) e sublinha que o reforço da CDU “é crucial para que o País possa ter as respostas necessárias no plano ambiental e social, de modo a garantir que os portugueses não continuarão a ser vítimas do agravamento das dificuldades na sua vida diária e para que se possa proporcionar uma viragem em termos de opções políticas que beneficiem a qualidade de vida”.

Agricultura e Mar

 
6
Shares
   6   
   
 

Verifique também

Confagri. Vídeos “As Cooperativas e a Inovação na Agricultura”. Conheça as Organizações de Produtores e a carne de raças autóctones

Partilhar    6         6SharesA Confagri – Confederação Nacional das Cooperativas Agrícolas lançou o projecto “As Cooperativas e a Inovação na …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.