Início / Agricultura / O Azeite Vai à Escola com o Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo

O Azeite Vai à Escola com o Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo

O projecto O Azeite Vai à Escola, um projecto do CEPAAL – Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo, co-financiado pelo COI – Conselho Oleícola Internacional, tem como principal objectivo educar e sensibilizar os alunos do primeiro ciclo (idades compreendidas entre os 6 e os 10 anos) para a importância do consumo de azeite, enquanto gordura saudável e pilar da dieta mediterrânica, bem como enquanto elemento característico da identidade e cultura de Portugal, e em particular da região Alentejo.

O projecto terá a duração de 3 anos e em cada ano irá abranger 5 concelhos diferentes do Alentejo, nos quais os associados do CEPAAL estão localizados.

Para já, o projecto foi desenvolvido junto das turmas do primeiro ciclo do Agrupamento de Escolas de Moura, Barrancos e Reguengos de Monsaraz e contou com a realização do Workshop “O Caminho do Azeite” que teve como objectivo explicar aos alunos todo o processo produtivo do azeite, desde o olival até ao lagar, refere uma nota de imprensa do CEPAAL.

No âmbito da Semana da Oliveira e do Azeite foram expostos/apresentados nas escolas os trabalhos desenvolvidos pelos alunos. Estes trabalhos consistiram em trabalhos manuais, provas de azeite, alimentos confeccionados com azeite, entre outros.

Ainda durante esta semana foram plantadas oliveiras nas escolas envolvidas no projecto.

Adianta a mesma nota que irá ainda ser desenvolvido durante o presente mês o Workshop “Como utilizar o azeite?” junto dos funcionários das cantinas escolares e que pretende transmitir a estes funcionários todo o processo produtivo do azeite, desde a apanha da azeitona até ao engarrafamento, mencionando ao longo do Workshop os benefícios do consumo do azeite para a saúde e a sua importância na dieta mediterrânica e na cultura da região, incentivando para a utilização de azeite virgem extra e virgem na elaboração das ementas escolares.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Boletins com Recomendações de Rega do Milho. Semana de 13 a 29 de Maio de 2024

Partilhar              A Anpromis — Associação dos Produtores de Milho e Sorgo de Portugal informa que estão …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.