Início / Featured / Ministros do Comércio da UE debatem geoestratégica política no contexto da agressão russa na Ucrânia

Ministros do Comércio da UE debatem geoestratégica política no contexto da agressão russa na Ucrânia

Os ministros do Comércio da União Europeia (UE) reuniram-se hoje, 31 de Outubro, em Praga, República Checa. Debateram a importância geoestratégica dos acordos comerciais e comerciais, bem como do comércio digital. Discutiram também as relações comerciais com os Estados Unidos.

“O debate de hoje centrou-se na importância geoestratégica da política comercial no contexto da agressão russa na Ucrânia e na sua recuperação económica. Discutimos também as relações comerciais entre a União Europeia e os Estados Unidos com a representante dos EUA para o comércio, Katherine Tai. A reunião incluiu também um debate estratégico sobre o futuro da abordagem europeia do comércio digital”, afirmou o ministro checo da Indústria e do Comércio, Jozef Síkela.

“Uma política comercial aberta e activa pode ajudar a resolver uma série de questões urgentes de política externa. Ao diversificar e abrir novos mercados de exportação, a União Europeia tornar-se-á menos vulnerável e menos dependente do abastecimento de países autoritários imprevisíveis. Por conseguinte, é essencial que a União Europeia trabalhe em conjunto para reforçar as suas relações comerciais, em especial com parceiros que partilham valores semelhantes”, realça uma nota de imprensa da Presidência Checa da UE.

“Foi igualmente debatido o papel do comércio digital, que constitui uma das prioridades da Presidência checa da União Europeia no domínio da política comercial. Não podemos ignorar as outras mudanças no ambiente comercial internacional, indispensáveis para exportar e economias competitivas. Uma dessas tendências é a digitalização. E, uma vez que a digitalização está praticamente em todo o lado, é essencial que a União Europeia se adapte à nova realidade em que os países digitalizados comercializam eficazmente entre si”, afirmou ainda o ministro Síkela.

A reunião informal dos ministros do Comércio deu seguimento à prioridade da Presidência checa, “Resiliência Estratégica da Economia Europeia”.

O desenvolvimento das relações comerciais transatlânticas é também uma prioridade para a UE. Os Estados Unidos são um mercado de exportação fundamental para a União Europeia e a cooperação transatlântica reveste-se de extrema importância económica e geoestratégica.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Expovez. Feira do Alto Minho regressa a 2 de Maio com 101 expositores

Partilhar              A Expovez – Feira do Alto Minho regressa de 2 a 4 de Maio ao …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.