Início / Agricultura / Ministra da Agricultura no Festival do Borrego Serra da Estrela DOP: IG e DO são “mais-valia na promoção da excelência”
© Município Celorico da Beira

Ministra da Agricultura no Festival do Borrego Serra da Estrela DOP: IG e DO são “mais-valia na promoção da excelência”

A ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, esteve hoje, 21 de Outubro, na abertura do Festival do Borrego Serra da Estrela DOP, na Carrapichana, no concelho de Celorico da Beira, onde salientou que “a identificação geográfica e a denominação de origem, constituem uma mais-valia na promoção e comercialização da excelência das produções da Serra da Estrela. Algo que, conjugado com o apoio às cadeias curtas e mercados locais, tem permitido acrescentar valor e rendimento aos produtores e aos territórios”.

O XV Festival do Borrego Serra da Estrela DOP, que se realiza hoje e amanhã, 22 de Outubro, tem uma co-organização da Câmara Municipal de Celorico da Beira e da EstrelaCoop – Cooperativa dos Produtores de Queijo Serra da Estrela, com o apoio de diversas entidades.

O evento celebra a tradição gastronómica e cultural da região da Serra da Estrela, em Portugal. O festival destaca a excelência da carne de borrego com Denominação de Origem Protegida (DOP). Oferece aos visitantes a oportunidade de provar pratos tradicionais, participar de workshops gastronómicos e desfrutar de actividades culturais.

Na visita, Maria do Céu Antunes sublinhou ainda que “este é um momento de reconhecimento e valorização da garra e resiliência de todos, e todas, que trabalham neste sector e nos garantem o privilégio de contactar com estes produtos que tanto nos orgulham”.

“É nossa ambição termos uma actividade agrícola e pecuária que, preparada para o mercado, contribua para um desenvolvimento económico, social e ambiental, que garanta a gestão activa do território. Também por isso, reforçámos os apoios PEPAC [Plano Estratégico da Politica Agrícola Comum] para as raças autóctones”, acrescentou a ministra da Agricultura.

Saiba tudo sobre o XV Festival do Borrego Serra da Estrela DOP aqui.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Produtores florestais querem 10% do Fundo Ambiental para mitigação das alterações climáticas

Partilhar              As seis federações de produtores florestais “exigem o reforço, a previsibilidade e a desburocratização do …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.