Início / Featured / Maria do Céu Antunes: “indústria de transformação de pescado está bem preparada para produzir com elevada qualidade”

Maria do Céu Antunes: “indústria de transformação de pescado está bem preparada para produzir com elevada qualidade”

“Os produtos do mar oferecem proteínas de elevada qualidade nutricional e com baixa pegada de carbono. E a indústria portuguesa de transformação de pescado está bem preparada para produzir com elevada qualidade, ocupando uma posição significativa entre as exportações alimentares do País. Importa continuar a promover a competitividade, através de uma produção sustentável. Por um futuro em que o capital natural seja, cada vez mais, protegido e potenciado. E em que consigamos atrair mais pessoas e investimento”.

As palavras são da ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes, que falava hoje, 15 de Dezembro, nos “Encontros PNAID 2023” (Programa Nacional de Apoio ao Investimento da Diáspora), num painel dedicado ao tema “Economia Azul, capital natural e sustentabilidade nas prioridades estratégicas”. Os “Encontros PNAID 2023” decorrem de 14 a 16 de Dezembro, no Centro Cultural de Viana do Castelo.

Maria do Céu Antunes realçou ainda a “responsabilidade e o trabalho desenvolvido pelo sector das pescas, com base em políticas públicas transversais e assentes em conhecimento e inovação”.

“O desenvolvimento sustentável é uma prioridade estratégica. É uma urgência, um garante de futuro. Vivemos tempos que evidenciam isso. Tempos em que o crescimento socioeconómico, partindo do que são as nossas potencialidades, tem de ter as cores da protecção do nosso ambiente, da biodiversidade e ecossistemas”, adiantou a ministra.

Encontros PNAID 2023

Os Encontros PNAID 2023, que dão continuidade aos Encontros de Investidores da Diáspora, inserem-se no Programa Nacional de Apoio ao Investimento da Diáspora (PNAID), criado em 2020. Inicialmente agendados para 2021 e adiados devido à pandemia Covid-19, foram realizados pela primeira vez em 2022.

O Programa Nacional de Apoio ao Investimento da Diáspora é uma iniciativa governamental de valorização das comunidades portuguesas que promove o investimento da diáspora, em especial no interior do País, bem como as exportações e a internacionalização das empresas nacionais através da diáspora.

Evidenciando o objectivo da coesão territorial, a par do desafio demográfico e de desenvolvimento económico do país, o PNAID é coordenado pelo secretário de Estado das Comunidades Portuguesas e pela secretária de Estado do Desenvolvimento Regional.

Mais informação no sítio oficial do programa, aqui, onde se encontra igualmente disponível o Guia de Apoio ao Investimento da Diáspora.

O Encontro de Viana do Castelo tem como objectivo promover o investimento, fomentar as exportações e apoiar a internacionalização dos negócios locais através do potencial empreendedor das comunidades portuguesas.

Em destaque na edição deste ano estão as oportunidades de investimento na economia azul, energias renováveis e sustentabilidade. Será também o momento de conhecer as políticas, programas, prioridades e oportunidades de investimento em Portugal, com enfoque num quadro de valorização dos territórios de baixa densidade.

A organização ficou a cargo da Câmara Municipal de Viana do Castelo e da Comunidade Intermunicipal do Alto Minho em parceria com a Comissão de Coordenação da Região Norte.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

PCP pergunta ao ministro da Agricultura porque não reuniu ainda a PARCA este ano

Partilhar              O Grupo Parlamentar do Partido Comunista Português (PCP) quer saber “por que razão não se …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.