Início / Agenda / Koppert mostra na Fruit Logistica como vencer a resistência das pragas

Koppert mostra na Fruit Logistica como vencer a resistência das pragas

A Koppert, especialista em soluções naturais para a agricultura, vai apresentar as suas mais recentes inovações, concebidas para simplificar e melhorar a protecção das culturas, na próxima edição da feira Fruit Logistica, que decorrerá de 7 a 9 de Fevereiro, em Berlim, na Alemanha.

“Ao desenvolver novos produtos, a Koppert ouve os produtores e leva em conta aspectos como a comodidade e a economia de mão-de-obra. Ambas são importantes num contexto em que a mão-de-obra é cada vez mais cara e mais escassa”, refere  empresa em nota de imprensa.

A Koppert apresentará assim na Fruit Logistica (Pavilhão 1.2, stand C30) as suas mais recentes inovações, desenvolvidas para “enfrentar de forma eficiente e cómoda os desafios das pragas e doenças”.

Adianta a mesma nota que a Protecção Integrada, através do controlo biológico, “desempenha um papel crucial na gestão das resistências que muitas pragas adquiriram devido à utilização contínua de pesticidas químicos. O modo de acção dos macrorganismos e microrganismos benéficos, inimigos naturais de pragas e doenças, vencem essas resistências adquiridas”.

Ao adoptar medidas de controlo não químicas, a Protecção Integrada “garante que as pragas não desenvolvem resistência. A gestão das resistências das pragas no âmbito de uma estratégia de Protecção Integrada não só salvaguarda a eficácia das medidas de controlo, como também realça a importância de uma abordagem sustentável e adaptável ao controlo das pragas, que tem em conta a natureza evolutiva das populações das pragas em contexto agrícola e urbano”, salienta  mesma nota.

Rentabilidade

E adianta que a Protecção Integrada também é um “factor crucial de eficiência económica na agricultura. Esta abordagem garante uma utilização inteligente dos recursos, maximizando economicamente a eficácia da gestão de pragas, uma vez que utiliza uma estratégia proactiva e específica para a alocação óptima de recursos, permitindo intervenções precisas e evitando tratamentos desnecessários e dispendiosos para os produtores, graças a uma estratégia preventiva baseada na monitorização de pragas. Ao centrar-se nas medidas preventivas, a Protecção Integrada contribui para a poupança de custos a longo prazo, prevenindo potenciais infestações de pragas em grande escala”.

À medida que a regulamentação se torna mais exigente, levando à proibição de mais produtos químicos, os produtores encontram na Protecção Integrada das culturas a solução para continuar a produzir. Simultaneamente, os supermercados tornam-se mais exigentes quanto aos limites máximos de resíduos (LMR) nos alimentos, sendo o referencial ‘Resíduo Zero’ uma tendência crescente.

Novidades

Quanto a novidades, adianta a mesma nota da Koppert que os nemátodos benéficos (nemátodes entomopatogénicos) podem ser utilizados para combater uma ampla gama de pragas em culturas fruteiras, como pomóideas e prunóideas, e em hortícolas, como batatas, cebolas, espargos, entre outros.

As lagartas da traça oriental do pessegueiro (Grapholita molesta), o Bichado (Cydia pomonella), os alfinetes, a mosca da cebola (Delia spp.) e os tripes são alimentos predilectos dos nossos nemátodes benéficos. Os nematódes entomopatogénicos são fáceis de aplicar utilizando equipamentos de pulverização convencional e via rega.

“Graças ao seu constante trabalho de investigação”, a Koppert desenvolveu uma nova formulação do bioinsecticida Mycotal, com “qualidade e prazo de validade optimizados”. Esta nova geração do Mycotal “garante que os produtores continuam a beneficiar de uma solução eficaz para controlo biológico da mosca branca em culturas hortícolas de estufa”.

E frisa a empresa que o sucesso da Protecção Integrada depende, em grande medida, do conhecimento das pragas presentes e da utilização correcta dos inimigos naturais. Por esta razão, a Koppert considera “prioritário realizar a monitorização das pragas, o que ajudará a determinar o momento ideal para actuar contra as mesmas.

No seu stand na Fruit Logistica, a Koppert apresentará também a nova imagem da sua gama de armadilhas Horiver, que se adapta em forma e cor às necessidades de todas as culturas.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Montenegro promete resolver problema do assoreamento do Porto de Pesca da Póvoa de Varzim

Partilhar              O primeiro-ministro, Luís Montenegro, esteve presente cerimónia de encerramento das comemorações do 50º aniversário de …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.