Início / Agricultura / Conheça 5 raças de galinhas poedeiras para ter no seu galinheiro

Conheça 5 raças de galinhas poedeiras para ter no seu galinheiro

Partilhar
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  

Artigo de opinião de Rosa Moreira, Eng.ª Agrónoma, promotora do site A Cientista Agrícola

Olá a todos 🙂 Espero que se encontrem bem! Hoje venho falar-vos sobre raças de galinhas poedeiras pois tenho me apercebido que tudo o que diz respeito ao tema “galinheiro” vos interessa bastante. Por isso, neste novo artigo partilho convosco 5 exemplos de raças de galinhas poedeiras que pode adquirir para a sua capoeira e ter magníficos ovos. Curioso (a)?

raças de galinhas poedeiras

Galinhas poedeiras: tudo o que deve saber

Ter galinhas poedeiras em casa é ter a oportunidade de ter ovos caseiros sempre à mão o que é uma maravilha não acham? Eu pelo menos sou adoro ovos 🙂

Gostos à parte é importante ter em consideração alguns aspectos quando for escolher as raças de galinhas poedeiras para o seu galinheiro. Como deve calcular existem uma variedade enorme de raças de galinhas poedeiras e por isso é importante que saiba quais as características deste tipo de aves que procura como por exemplo: aspecto/morfologia, produtividade, cor e tamanho dos ovos, etc…

Embora grande parte das pessoas compre galinhas poedeiras para a produção de ovos, sabia por exemplo que muitas pessoas têm apenas galinhas como estimação?
O maneio das galinhas poedeiras numa fase inicial é praticamente idêntico aos frangos de carne e só posteriormente, numa idade mais avançada, é que o maneio deste tipo de aves muda.

Garanta que no galinheiro onde tiver as suas galinhas poedeiras, possua o espaço adequado para o número de poedeiras que pretende recriar bem como a existência de poleiros, ninhos e um espaço para que estas possam fazer o famoso “banho de pó” que elas gostam muito.
Como já sabem, as galinhas gostam de se “sentir livres” e por isso se possível liberte-as durante o período da manhã por exemplo para que possam comer insectos e erva que possam encontrar durante o “passeio matinal”.

Ainda relativamente à alimentação é importante garantir que fornece às suas galinhas poedeiras a ração adequada a este tipo de aves e não nos dê ração adequada a frangos de carne pois dessa forma não conseguirá suprimir todas as necessidades. Se o fizer a probabilidade de as suas galinhas terem ovos de má qualidade é muito grande.

A suplementação, especialmente em poedeiras mais velhas pode ser importante. Forneça-lhes cálcio, fósforo e vitaminas para evitar ovos frágeis ou que as suas galinhas poedeiras comam os ovos.

raças de galinhas poedeiras

Diferentes origens das raças de galinhas poedeiras

Podemos considerar 3 origens distintas das raças de galinhas poedeiras: americana, inglesa, asiática e mediterrânea.

As raças de poedeiras com origem nos países Mediterrâneos possuem características anatomofisiológicas bem marcadas, entre elas: pele amarela, brincos cor branca, ovos brancos de reduzido tamanho e pernas desprovidas de penas. Como exemplo de raças de galinhas poedeiras com origem mediterrânea destaco a Leghorn e a Andaluza.

As raças de poedeiras com origem na América do Norte possuem as seguintes características anatomofisiológicas: pele amarela, brincos vermelhos; ovos vermelhos de tamanho médio e pernas desprovidas de penas. Exemplo: New Hampshire, Plymounth Rock e Rhode Island Red .

Por outro lado, as raças de poedeiras com origem inglesa (Inglaterra) caracterizam-se por possuírem pele branca, brincos vermelhos, ovos vermelhos de tamanho M/L e pernas desprovidas de penas. Exemplo: Sussex, Orpington e Cornish.

Por último, as raças de poedeiras com origem asiática possuem características anatomofisiológicas bem marcantes: pele amarela, brincos vermelhos, ovos vermelhos de tamanho L e pernas cobertas de penas. Exemplo: Cochin e Brahama.

raças de galinhas poedeiras

Agora que já sabe um pouco mais sobre as raças das galinhas poedeiras, suas características e origem, chegou a altura de falar de forma mais detalhada sobre 5 raças de galinhas poedeiras que destaco abaixo. Vamos a isso?

1- Cornish

galinha Cornish tem origem inglesa mais concretamente do condado da Cornualha, na Inglaterra.

Esta raça possui características únicas como pés pequenos e um peito e coxa grande e musculado. Relativamente ao peso, podem chegar a pesar até um máximo de 4kg.

A tonalidade das suas penas pode ser diversa, existindo variedades de cor branca (mais comum), pretas, branca com vermelho e variedades desta raça da cor azul. Podem produzir até 100 ovos por ano.

Com o principal objectivo de se desenvolverem rapidamente, com a raça Cornish é possível fazer-se um aproveitamento da carcaça muito bom. Dado o formato do seu corpo mais “atarracado” esta raça de galinhas poedeiras é conhecida por muitos como a “Bulldog das galinhas”.

Os galos tendem a ser temperamentais atacando-se frequentemente assim como os pintos desta raça.

As fêmeas desta raça não costumam ser “boas chocadeiras”, uma vez que apresentam falhas na sua penugem, ficando frequentemente a galinha com áreas a descoberto. A fertilidade destes exemplares também não é extraordinário o que faz em alguns casos possam ter que ser inseminadas de forma artificial.

Dada a sua estatura grande e musculada necessitam de espaço para que possam movimentar-se livremente e evitar problemas futuros.

Cornish (variedade de preta)

2-Rhode Island Red

A  raça Rhode Island Red, também conhecida como galinha vermelha poedeira e “Rode“, é uma raça de galinha com origem nos Estados Unidos, com dupla aptidão (carne e ovos): São galinhas poedeiras rústicas, resistentes a doenças, dóceis e que são boas a procurar vários de tipos de alimentos quando são soltas e podem circular livremente.

São um bom exemplo de galinhas poedeiras que têm boas produções mesmo nos períodos frios do ano, embora esta acabe por cair consideravelmente.

Os galos desta raça podem revelar-se bastante agressivos com pessoas intrusas ou desconhecidas que visitam o seu “habitat”. Também não costumam a ser receptivos a outros raças de galinhas pelo que deve ter isso em consideração se decidir diferentes raças de galinhas poedeiras no seu galinheiro.

Esta raça é das mais produtivas no que diz respeito à produção de ovos podendo superar produções de 250 ovos por ano.

Possuem um cor rectangular e um peito com formas arredondadas, cristas avermelhas e brincos de cor vermelha. Os olhos grandes possuem também cor avermelhada e a sua penugem pode ser de cor vermelha ou branca (menos usual).

Pássaro, Frango, Fazenda, Animal, Galinha

Rhode Island Red

3- Brahama

Esta raça tem origem asiática e tem ganho cada vez mais destaque pela sua beleza característica e exuberante.

A  galinha Brahama  caracteriza-se por ser de maiores dimensões quando comparada com outras raças e por ser forte e vigorosa. Sabia que existem vários exemplares desta raça que atingiram os 6kg de peso? Incrível não é?

Muitas pessoas criam galinhas desta raça pelo aspecto ornamental dado que estes exemplares possuem penas nas pernas e nos pés o que faz com que sejam bastante vistosas. Além disso, possuem uma crista de pequena dimensão em formato de ervilha, penas densas e uma cabeça grande e larga, sendo o crânio projectado sobre os seus olhos.

Estas galinhas podem apresentar coloração branca, preta ou castanha.

Caracterizam-se também por serem galinhas muito resistentes e que produzem bastantes ovos se tivermos em consideração o seu tamanho proeminente. Também os ovos produzidos por estes exemplares são de grandes dimensões e apresentam cor castanha.

Tenha também em consideração que necessita de ter o galinheiro sempre seco e limpo pois, dado que estas galinhas possuem penas nas pernas o excesso de humidade pode ser um inconveniente.

4- Pedrês portuguesa

Já que A Cientista Agrícola é um projecto português, acho que fazia todo o sentido falar de uma raça de galinhas poedeiras autóctone de Portugal e da qual eu me orgulho muito.

Certamente já ouviu falar do provérbio português “Galinha Pedrês vale por três” ressalvando a qualidade dos exemplares desta raça. Embora esta raça esteja distribuída por todo o país é na região do Minho e Trás-os-Montes e em algumas localidades próximas desta zona que a raça mais se evidencia.

É explorada maioritariamente em regime de produção extensivo, em capoeiras ou ao ar livre. A sua alimentação tem por base o milho-grão, ervas e couves justificando o facto de ser considerada uma raça rústica e fácil de ser criada.

A sua plumagem é muito bonita apresentando um aspecto matizado de cinzento-escuro em fundo branco já tão conhecido e que é também utilizado para o fabrico de plumas.

Esta raça de galinhas tem aptidão mista, ou seja são criadas tendo em vista a produção de carne e ovos.

São consideradas um bom exemplo de galinhas poedeiras dado que produzem ovos de boa qualidade além de que a sua carne tem um sabor e textura inconfundível usado nos pratos típicos portugueses como o arroz de cabidela.

Saiba mais sobre esta raça no site da Galinha Pedrês portuguesa em: https://galinhapedresportuguesa.pt/

Galinha Pedrês Portuguesa. retirada da página de Facebook da Galinha Pedrês Portuguesa

5- Sussex

galinha Sussex teve origem no condado de Sussex, na Inglaterra. É uma das raças de galinhas poedeiras mais antigas do mundo e que continua a ser criada por muitos apaixonados pelas suas características.

Os exemplares desta raça de galinhas poedeiras podem apresentar plumagem de cores distintas tais como castanho, vermelho, e branco “manchado”.

Possuem dupla aptidão embora sejam actualmente um excelente exemplo de poedeiras altamente produtivas, produzindo até 200 ovos por ano ( tamanho grande).

São galinhas muito “inteligentes” que se conseguem adaptam facilmente a ambientes distintos, gostando de circular livremente e “esgravatar” o solo na busca por alimento. Elas são animais que estão sempre alertas, porém tem temperamento dócil.

A galinha Sussex pode apresentar porém alguns problemas na incubação dos ovos/ “choco” sendo aconselhável em muitos casos ter um incubadora eléctrica em casa para ajudar neste processo.

Estas galinhas resistem bem a baixas temperaturas bem como a possíveis doenças. No entanto, deve garantir que o galinheiro onde estão habitam possui todas as características para garantir o seu bem-estar e sanidade.

Sussex

Espero que tenham gostado deste artigo! Quais as raças de galinhas poedeiras que têm no vosso galinheiro?

Agricultura e Mar Actual

  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •  
  •   
  •  

Verifique também

Vila Real de Santo António tem a primeira central fotovoltaica instalada nos portos de pesca nacionais

Partilhar            A Docapesca – Portos e Lotas concluiu a instalação de uma central fotovoltaica, que transforma …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.