Início / Agenda / Concurso de Azeite Virgem da Feira Nacional de Olivicultura está de volta. Inscrições abertas

Concurso de Azeite Virgem da Feira Nacional de Olivicultura está de volta. Inscrições abertas

O CEPAAL — Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo anuncia que estão abertas as inscrições para a edição 2024 do Concurso de Azeite Virgem da Feira Nacional de Olivicultura, até ao dia 8 de Abril. Uma iniciativa que premeia o que de melhor se faz na olivicultura portuguesa, valorizando e reconhecendo o trabalho dos produtores nacionais.

Valpaços acolhe este ano a emblemática iniciativa que integra a Feira Nacional de Olivicultura – Olivalpaços que terá lugar de 17 a 19 de Maio.

De acordo com os dados mais recentes disponíveis, Portugal é o maior produtor de azeite de alta qualidade e o sexto maior produtor de azeite do Mundo com uma área de olival superior a 380.000 hectares e uma produção anual de cerca de 150.000 toneladas, distinguindo-se no contexto internacional pela elevada qualidade dos seus azeites com 90% da produção nacional anual a ser constituída pelo Virgem Extra, refere uma nota de imprensa do CEPAAL.

Num contexto em que desde o início deste século a produção nacional de azeite mais do que quintuplicou e as exportações aumentaram já mais de 12 vezes tendo ultrapassado os 1.000 milhões de euros em 2023, este concurso “ganha particular relevo enquanto ferramenta essencial para a promoção de um sector primordial da economia portuguesa”, adianta a mesma nota.

Inscrições

As inscrições estão a decorrer até ao próximo dia 8 de Abril (ver regulamento aqui) e irão distinguir a qualidade de lotes homogéneos de Azeite Virgem Extra produzidos na campanha 2023/2024 que sejam propriedade de produtores com lagar próprio sediado em Portugal; que recorram à prestação de serviços de extracção de azeite a partir de azeitona própria, proveniente de olivais situados em Portugal. Cada lote a concurso corresponderá a uma quantidade não inferior a 1.000 litros de azeite de características homogéneas.

Os vencedores serão revelados no final da 7ª edição do Congresso Nacional do Azeite, que irá ter lugar na Feira Nacional de Olivicultura em Valpaços no dia 17 de Maio. Mais informações através do email cepaal@azeitedoalentejo.pt.

Olivalpaços

Em 2024 o Concurso de Azeite Virgem da Feira Nacional de Olivicultura ruma a Valpaços para a Olivalpaços. O concurso é anualmente realizado pelo Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo  em parceria com os municípios de Moura e Valpaços, promotores conjuntos da Feira Nacional de Olivicultura.

O Concurso de Azeite Virgem da Feira Nacional de Olivicultura conta com o apoio de um Painel de Provadores Nacionais de referência, que ao longo de dois dias em provas cegas procede à análise dos Azeites a Concurso, premiando quer os melhores blends nacionais, com a distinção “Prémio Feira Nacional de Olivicultura”, quer os melhores Azeites com Denominação de Origem Protegida, os melhores Azeites produzidos em modo de produção biológica, os melhores Azeites de Quinta e de Cooperativa e os melhores monovarietais de Galega e Cobrançosa.

O CEPAAL, associação sem fins lucrativos sedeada em Moura, foi fundado em 1999 com a missão de valorizar e promover o Azeite do Alentejo em Portugal e no resto do Mundo. Conta actualmente com 28 produtores e 12 instituições ligadas ao sector olivícola e oleícola, incluindo organismos do Estado, municípios e universidades, como seus associados.

No âmbito das suas actividades, o CEPAAL desenvolve acções de promoção do Azeite do Alentejo e é responsável pela organização do Concurso Nacional de Azeites de Portugal, integrado na Feira Nacional de Agricultura; do Concurso de Azeite Virgem da Feira Nacional de Olivicultura; e do Congresso Nacional do Azeite.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

40% dos produtos alimentares com rotulagem nutricional simplificada utiliza o Nutri-Score

Partilhar              A maioria dos produtos alimentares que já apresentam um sistema de rotulagem nutricional simplificada utiliza …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.