Início / Agricultura / Bolsa do Porco – Semana 05/2024 – 2,302€ (Manutenção)

Bolsa do Porco – Semana 05/2024 – 2,302€ (Manutenção)

Análise da FPAS — Federação Portuguesa de Associações de Suinicultores

Mercado europeu

As festas já lá vão, como mostram as descidas dos pesos médios ao abate por toda a Europa, evidenciando que os atrasos na operação dos matadouros provocados pelos dias festivos já foram absorvidos e voltamos à lógica da escassez da oferta.

Este cenário faz com que volte a haver uma pressão muito forte dos produtores em subir os preços, o que ainda não acontece porque a indústria continua com dificuldade em ficar com alguma margem. A questão é que há procura, mas não a um nível que suporte os preços que se praticam actualmente.

Vejamos então o que nos indicam as diversas Bolsas europeias para esta semana:

Nota:

  1. Analisando estes valores, segundo equivalências teóricas, teremos em euros/kg peso vivo para a semana 06/2024 (05/02 a 09/02): Espanha 1,63; França 1,55; Alemanha 1,57; Países Baixos 1,57; Bélgica 1,61; Dinamarca 1,40.
  2. Estes valores podem ser também consultados no portal da FPAS, tanto no menu “Bolsas e Cotações” como na faixa superior da página de abertura onde as cotações são actualizadas em permanência.
  3. Recordamos ainda que, tornando-se amigo da nossa página no Facebook “Suinicultura” será informado “em cima da hora” sobre o resultado das diversas Bolsas europeias.

Tendência geral

Há um aspecto conjuntural do mercado que importa ser referido: os protestos dos agricultores não são uma particularidade portuguesa. Começaram na Alemanha ainda em Janeiro, propagaram-se por França, estão neste momento a acontecer em Portugal e na próxima semana acontecerão em Espanha com risco real de uma paralisação completa de algumas vias de acesso a matadouros, o que não deixa de ser uma ironia se a contestação dos agricultores perturbar os mercados da actividade primária…

De resto, sobra apenas expectativa para ver como evolui o mercado europeu nas próximas semanas, com perspectivas de subida no final do mês de Fevereiro.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Presidente da ACOS: quota de água de Alqueva fixada para a agricultura em 590 hm3 deverá ser revista

Partilhar              O presidente da ACOS – Associação de Agricultores do Sul, Rui Garrido, no seu discurso de …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.