Início / Agenda / AJAP promove acção de formação gratuita dedicada à temática da biomassa

AJAP promove acção de formação gratuita dedicada à temática da biomassa

A AJAP – Associação dos Jovens Agricultores de Portugal promove uma acção de formação gratuita dedicada à temática da biomassa. Nos dias 27, 28 e 29 de Fevereiro de 2024 irá decorrer, no âmbito do projecto Tango Circular, no Rural Lab, localizado no CEPAAL – Centro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo, em Moura, uma formação sobre Economia Circular dedicada à temática da biomassa.

Esta acção de formação consistirá em módulos de formação propriamente dita, conversas com especialistas e visitas de estudo, onde será possível assistir in loco a soluções planeadas de acordo com as boas práticas.

Os conteúdos programáticos desta acção de formação passam pela Classificação da Biomassa Agrícola, Valorização da Biomassa e Vantagens e Desvantagens das Técnicas de Valorização de Subprodutos Agrícolas.

Esta é uma formação gratuita que conta com a colaboração do Clube de Produtores Continente, está integrada no projecto Tango Circular liderado pela Universidade de Basilicata, Itália) e que em Portugal conta com três parceiros (AJAP, Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central e Universidade de Évora).

Formar e orientar os agricultores

O principal objectivo deste projecto é formar e orientar os agricultores/agentes do sector agroalimentar na integração de soluções inovadoras para a valorização dos excedentes e que permitam criar oportunidades de crescimento económico, contribuindo ao mesmo tempo para a implementação de forma real e eficaz do conceito de Economia Circular. Para tal, no âmbito deste projecto europeu foram criados sob a orientação da Universidade de Lérida (Espanha), os Rural Lab.

Em Portugal, o Rural Lab fica localizado na sede do CEPAAL, em Moura, e tem como objectivo aumentar a sensibilização e o conhecimento sobre as oportunidades da bioeconomia, com foco nos excedentes gerados no sector agroalimentar, em particular na fileira do azeite (material de poda, folhas resultantes do processo de limpeza da azeitona no lagar, águas de lavagem, caroço e bagaço de azeitona e outros).

A inscrição nesta formação (gratuita mas obrigatória) poderá ser formalizada aqui.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

CCIP promove conferência “Sustentabilidade e Competitividade” em parceria com Novo Banco

Partilhar              A Câmara de Comércio e Indústria Portuguesa (CCIP), em parceria com o Novo Banco e …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.