Início / Agricultura / Act4nature Portugal. Empresas pela biodiversidade podem candidatar-se até 5 de Abril

Act4nature Portugal. Empresas pela biodiversidade podem candidatar-se até 5 de Abril

O Act4Nature Portugal – Empresas pela Biodiversidade, uma iniciativa lançada pelo Business Council for Sustainable Development Portugal (BCSD) que pretende sensibilizar, mobilizar e incentivar as empresas a proteger, promover e restaurar a biodiversidade, arranca com uma nova fase de candidaturas. As empresas podem aderir ao Act4Nature até ao próximo dia 5 de Abril.

O programa, que já integra 46 empresas, entra em nova fase de adesão e apela às empresas em Portugal a assumirem compromissos claros e efectivos com a defesa, protecção e restauro da natureza e da biodiversidade, refere uma nota de imprensado BCSD Portugal.

Sendo membro ou não do BCSD Portugal e independentemente da sua dimensão e volume de negócios, as empresas com sede e actividade em Portugal e interessadas em participar na missão comum de proteger, promover e restaurar a biodiversidade, podem candidatar-se à iniciativa até 5 de Abril. As informações para submissão
de candidaturas estão disponíveis aqui.

Esta é uma iniciativa internacional que teve início em França, em 2018, e que, no nosso País, é promovida pelo BCSD Portugal – Conselho Empresarial para o Desenvolvimento Sustentável. O primeiro relatório de execução do Act4nature Portugal, que analisa o ciclo de execução dos compromissos realizados pelas 15 empresas pioneiras na adesão, em 2020, mostra que, dos 165 assumidos – no contexto de 10 compromissos comuns a todas as empresas – 87% teve desempenho favorável, 36% foram totalmente realizados e apenas 13% não foram iniciadas/executadas.

“Ao aderir ao Act4nature, as empresas não só contribuem para a conservação da natureza a nível global, mas também para o seu próprio desenvolvimento sustentável. A biodiversidade é uma fonte de inovação, de resiliência e de competitividade para as empresas, além de ser essencial para o bem-estar humano e social. Ao integrar a biodiversidade nas estratégias de negócio, as empresas podem reduzir riscos, optimizar recursos, criar valor partilhado e fortalecer a reputação”, refere Filipa Pantaleão, secretária-geral do BCSD Portugal.

Vantagens da adesão ao Act4nature

Com a adesão ao Act4nature Portugal, as empresas terão oportunidade de aprender pela acção, identificando riscos e oportunidades; de integrar a acção pela biodiversidade no quotidiano da sua actividade; de mobilizar os seus colaboradores em toda a estrutura organizacional, encorajando uma abordagem bottom-up; assim como a sua cadeia de valor, e de fortalecer a sua legitimidade empresarial no que respeita à protecção, promoção e restauro da biodiversidade, acrescenta a mesma nota.

Ao subscreverem o Act4nature Portugal, as empresas candidatas assumem os 10 Compromissos Comuns (ver aqui) a todas as empresas aderentes e que incidem, entre outras áreas, sobre a obrigatoriedade de integrar a biodiversidade na estratégia corporativa, de promover a integração progressiva da diversidade biológica nas decisões ao longo da cadeia de valor, sensibilizar e formar os colaboradores sobre a biodiversidade e a sua relação com as actividades que desempenham e, também, reportar publicamente a implementação dos compromissos comuns e individuais.

Além destes compromissos comuns, as empresas candidatas terão também de definir um conjunto de compromissos individuais alinhados com a actividade que desenvolvem e com uma abordagem orientada para o futuro — pode ver alguns exemplos de compromissos individuais da vaga de adesão anterior aqui.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

“Anda Daí Clarinha Ver a Ovibeja”. ACOS apresenta livro infantil a 2 de Maio

Partilhar              A ACOS – Associação de Agricultores do Sul, organizadora da Ovibeja, editou um livro infantil …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.