A Feira do Porco Alentejano realiza-se em Ourique de 24 a 26 Março. Uma organização conjunta da Câmara Municipal de Ourique e da ACPA — Associação de Criadores de Porco Alentejano.
O primeiro dia arranca com a Conferência “Para onde caminha a Fileira do Porco Alentejano”, às 9h30, no Pavilhão Institucional do recinto da Feira. Segue-se, às 12h30, a apresentação do projecto da EDIA — Empresa de Desenvolvimento e Infra-Estruturas do Alqueva de ligação de Alqueva à albufeira do Monte da Rocha.
Já a 25 de Março, a partir das 11 horas, terá lugar o II Concurso de Linguiças Caseiras da Feira do Porco Alentejano. Da parte da tarde, às 17h30, realiza-se a apresentação e prova “O Presunto de Porco Alentejano IGP e o Pastel de Bolota de Ourique harmonizados com vinhos de São João da Pesqueira”.
“A Feira do Porco Alentejano é uma marca incontornável do nosso Mundo Rural, dos saberes, sabores e competências das mulheres e homens que trabalham o melhor do potencial das nossas terras. Fruto da aposta no resgate e valorização da fileira do porco alentejano, a Feira afirmou-se no panorama regional e nacional como um momento de afirmação do Mundo Rural e de Ourique, que se projecta noutros momentos, ao longo do ano”, refere a autarquia.
Agricultura e Mar