Início / Agricultura / António Costa: inovação potencia floresta como fonte de rendimento

António Costa: inovação potencia floresta como fonte de rendimento

O primeiro-ministro António Costa afirmou hoje, 16 de Março, que a inovação vai permitir produzir conhecimento que contribua para a rentabilização dos recursos endógenos da floresta, durante a visita ao Centro de Inovação e Competências da Floresta (SERQ), na Sertã.

O chefe do Governo foi acompanhado do ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos e do secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Miguel Freitas.

“A inovação é o motor do desenvolvimento do País. Se quisermos continuar a crescer, a criar mais emprego e emprego mais qualificado, precisamos de investir na educação”, disse António Costa durante a visita que está integrada no âmbito do Roteiro Inovação.

O primeiro-ministro realçou que o investimento na inovação permite “valorizar todos os territórios e pode e deve ser um factor de coesão”, através da aplicação do conhecimento na valorização dos recursos endógenos.

Fonte de rendimento

No caso do Centro de Inovação e Competências da Floresta, o objectivo é fazer com que a floresta “deixe ser um factor de ameaça à segurança dos territórios e das povoações e passe a ser uma fonte de rendimento, que permita criar mais riqueza e mais postos de trabalho neste interior desvitalizado”.

António Costa reforçou a importância da prevenção dos incêndios florestais, com destaque para o ordenamento e limpeza das matas, mas lembrou que “é essencial que as matas gerem o rendimento necessário para que esta limpeza seja possível”.

Criar valor através de novas aplicações

“O SERQ mostra que é possível encontrar em espécies que hoje tratamos como praga, como a acácia, novas aplicações que lhe dão um valor”, disse o António Costa, salientando o valor económico que resulta da remoção destas acácias, apontando ainda como o valor do metro cúbico de pinho pode duplicar com as novas aplicações.

“Isto significa maior rendimento para os residentes e para este território, que fica com maior atractividade para a fixação de novas empresas e, com elas, mais postos de trabalho”, destacou António Costa, reiterando que uma melhor gestão do activo florestal potencia também a fonte de rendimento.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Hub Azul Açores deve integrar empreendedores açorianos em redes nacionais e internacionais

Partilhar              O Governo Regional dos Açores, através da Secretaria Regional do Mar e das Pescas, em …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.