A 34ª Ovibeja vai estar de portas abertas ao público de 27 de Abril a 1 de Maio e conta com o ministro da Agricultura, Luís Capoulas Santos, na sessão de abertura. A internacionalização é o tema principal deste ano, com vários espaços e várias acções dedicados ao potencial exportador dos produtos agro-alimentares e agro-pecuários.
Mas a feira, organizada pela ACOS – Associação de Agricultores do Sul, conta ainda com a presença de várias personalidades institucionais de peso: Presidente da República, primeiro-ministro, Comissário Europeu para a Investigação, Ciência e Inovação, secretários de Estado, deputados e eurodeputados, representantes dos partidos políticos, comitivas diplomáticas e empresariais.
É já esta quinta-feira, 27 de Abril, que o ministro da Agricultura, Capoulas Santos, vai presidir à sessão de inauguração agendada para as 15h00. A Ovibeja, que conta este ano com mais expositores, tem como tema principal a internacionalização patente em diversos espaços e em várias acções ao longo dos cinco dias da feira.
Ciclos de conferências dedicados à exportação de produtos de origem animal, um simpósio internacional de azeites, colóquio sobre o “Investimento e o Regadio no Alentejo” e apresentação de projectos de investigação e desenvolvimento com aplicação para a região, são algumas iniciativas que contarão com a participação de várias entidades públicas e privadas, investigadores e peritos nacionais e internacionais.
Inovação e tecnologia
Com uma grande componente de inovação e transferência de tecnologia e uma exposição temática sobre artes e ofícios, tradicionais e contemporâneos, a 34ª Ovibeja vai ser visitada pelo primeiro-ministro, António Costa, no dia 28 de Abril.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, visita a Ovibeja no dia 29 de Abril, dia da entrega dos prémios do 7º Concurso Internacional de Azeites Virgem Extra – Prémio CA Ovibeja, data dedicada ao azeite, com a presença de membros do Júri Internacional. Também o Comissário Europeu para a Investigação, Ciência e Inovação, Carlos Moedas, se vai associar ao evento, que promove a excelência como passaporte para a internacionalização.
Agricultura e Mar Actual