Início / Economia / Indicadores de consumo privado e de investimento desaceleram em Fevereiro

Indicadores de consumo privado e de investimento desaceleram em Fevereiro

O indicador de confiança dos consumidores e o indicador de sentimento económico diminuíram na Área Euro (AE) em Março. No mesmo mês, os preços das matérias-primas e do petróleo apresentaram variações em cadeia de -0,2% e 1,2%, respectivamente (1,5% e -6,6% em Fevereiro).

Segundo divulga o Instituto Nacional de Estatística INE), em Portugal, o indicador de actividade económica, disponível até Fevereiro, estabilizou e o indicador de clima económico, disponível até Março, aumentou.

O indicador quantitativo do consumo privado desacelerou em Fevereiro, reflectindo um contributo positivo menos expressivo da componente de consumo corrente.

O indicador de FBCF desacelerou em Fevereiro, devido ao contributo positivo menos intenso da componente de construção e ao contributo ligeiramente negativo da componente de material de transporte, após ter sido positivo no mês anterior.

Exportações e importações

Em termos nominais, as exportações e importações de bens apresentaram variações homólogas de 5,6% e 6,8% em Fevereiro, respectivamente (7,7% e 7,5% em Janeiro).

Considerando a actividade económica da perspectiva da produção, os índices de volume de negócios na indústria e nos serviços, bem como o índice de produção da indústria, desaceleraram em Fevereiro.

Por sua vez, o índice de produção da construção e obras públicas acelerou.

Desemprego em queda

De acordo com as estimativas provisórias mensais do Inquérito ao Emprego, a taxa de desemprego (15 a 74 anos), ajustada de sazonalidade, foi 7,8% em Fevereiro (taxa inferior em 0,1 p.p. ao valor definitivo verificado em Janeiro), o que compara com 8,1% e 9,9% há três meses e há um ano atrás, respectivamente, adianta o INE.

A estimativa da população empregada (15 a 74 anos), também ajustada de sazonalidade, registou um crescimento homólogo de 3,0% em Fevereiro (3,6% nos três meses anteriores), e uma diminuição de 0,1% em cadeia.

A variação homóloga mensal do Índice de Preços no Consumidor (IPC) situou-se em 0,7% em Março (0,6% em Fevereiro), observando-se uma taxa de variação de -0,2% na componente de bens (nula no mês anterior) e de 2,1% na de serviços (1,4% no mês precedente).

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Feira de Inovação Agrícola do Fundão já tem inscrições abertas para empresas e projectos do sector

Partilhar              A terceira edição da Feira de Inovação Agrícola do Fundão irá decorrer, entre os dias …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.