© CDU Açores

Regionais Açores. CDU: “valorização da pesca e dos seus profissionais é essencial para defesa do sector produtivo”

A CDU – Coligação Democrática Unitária dos Açores, liderada pelo comunista Marco Varela, defende que “a valorização da pesca e dos seus profissionais é essencial para a defesa do sector produtivo açoriano, e é uma componente essencial do desenvolvimento do nosso arquipélago”.

A coligação, entre o Partido Comunista Português (PCP) e o Partido Ecologista Os Verdes (PEV), concorre às  eleições legislativas antecipadas na Região Autónoma dos Açores, de 4 de Fevereiro, considerando que “o futuro do sector da pesca nos Açores passa pela ruptura com as políticas seguidas até aqui. A questão central que se coloca é a devida valorização do pescado e a criação de mecanismos que assegurem um rendimento condigno aos pescadores”.

“É necessário recuperar a soberania sobre toda a Zona Económica Exclusiva dos Açores e que a responsabilidade sobre a gestão dos recursos pertença à própria Região, sendo feita numa lógica de proximidade e envolvimento dos pescadores e das suas associações representativas, assente em dados científicos sólidos e fiáveis”, refere o Manifesto Eleitoral da CDU Açores.

E acrescenta que “devem ser mais apoiadas as iniciativas que visam o escoamento local do pescado e a sua venda pelas associações, a sua exportação em fresco, bem como o armazenamento do mesmo como forma de fazer frente a períodos em que os mercados pratiquem preços particularmente baixos”.

“Reconhecendo a necessidade de condicionar o esforço de pesca aos recursos disponíveis, a CDU considera que estes devem reverter em primeiro lugar para os pescadores açorianos a quem deve ser assegurado um rendimento  condigno pela sua actividade, bem como os respectivos direitos sociais e laborais”, realçam os comunistas açorianos.

Pode ler o Manifesto Eleitoral da CDU Açores aqui.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Projecto CellBlue desenvolve produtos alimentares à base de polvo obtido a partir de células

Partilhar              O projecto CellBlue — que internamente é chamado pelos seus promotores de Future Foods —, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.