O pólo de inovação de Alcobaça do INIAV — Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária — Estação Nacional de Fruticultura Vieira Natividade — recebe, no próximo dia 20 de Julho, a sessão de encerramento do IDT Spin — Soluções de Pulverização de Precisão Inteligente que contará com apresentações em sala e demonstrações em campo da máquina desenvolvida pelo consórcio. Um projecto liderado pela Tomix – Indústria de Equipamentos Agrícolas e Industriais.
O IDT Spin, é um projecto que pretende desenvolver um pulverizador inovador para culturas arbóreo-arbustivas, através de uma solução completamente inovadora e disruptiva, tendo em conta a evolução do mercado mundial.
As inscrições são gratuitas mas obrigatórias, aqui. Programa aqui.
O projecto procura oferecer uma solução de pulverização distinta, diferenciada das convencionais actualmente disponíveis no mercado. Esta solução pretende contrariar a entrada de produtos de gama “premium” no mercado nacional, competir e sobrepor-se a estes no mercado internacional, impulsionando a estratégia de internacionalização da empresa líder, a Tomix.
Segundo os responsáveis pelo projecto IDT Spin, “o mercado mundial de maquinaria direccionada à aplicação de produtos fitofarmacêuticos tem vindo a sofrer algumas alterações, contudo insuficientes para responder às crescentes exigências ambientais, ecológicas e toxicológicas estabelecidas pela UE [União Europeia], pondo em causa o cumprimento das metas assumidas pelos estados-membros e o acesso a alguns mercados por parte dos produtores”.
Contaminação excessiva dos solos
E adianta que “parte da maquinaria disponível no mercado continua a ser responsável por aplicações incorrectas e desajustadas por parte dos produtores nacionais e internacionais, levando a contaminação excessiva dos solos, águas e atmosfera, excesso de resíduos nos produtos alimentares, maior risco de contaminação de operadores e indivíduos das áreas adjacentes às áreas agrícolas, maiores consumos energéticos e efeitos secundários graves que urje contrariar”.
”Uma das acções recorrentes na agricultura é a aplicação de fitofármacos. Usualmente para a realização desta acção é utilizado um pulverizador acoplado a um tractor, onde as perdas por deriva podem chegar aos 80%. Os actuais pulverizadores existentes no mercado apresentam vários aspectos negativos, que são percepcionados pelos utilizadores em geral (agricultores) e que necessitam de ser melhorados no sentido de se atingir uma agricultura de precisão, inteligente e mais sustentável (mais ecológicos)”, dizem os mesmos responsáveis.
Agricultura e Mar