A 3ª Sessão Técnica do projecto H2OptiDemo – Práticas de gestão para o uso eficiente da água em pomóideas e tomate de indústria vai-se realizar na próxima quarta-feira, dia 27 de Julho, a partir das 17 horas, dedicada ao tema “Fruticultura — Equipamentos para a gestão optimizada da água de rega”, em Acipreste, Alcobaça (localização aqui).
Mantendo a temática da gestão optimizada da água de rega, vai-se abordar durante a visita ao campo, equipamentos de monitorização, funcionalidades do Irristrat e a experiência da Pomobrix com as tecnologias de optimização da utilização de água de rega.
A participação neste encontro é gratuita e pode ser feita aqui.
Programa
- Visita ao campo – Equipamentos de monitorização
- Contributo das funcionalidades do Irristrat para a gestão optimizada da água de rega
- A experiência da Pomobrix com as tecnologias de optimização da utilização de água de rega
H2OptiDemo
O projecto H2OptiDemo – Práticas de gestão para o uso eficiente da água em pomóideas e tomate de indústria, com a duração de um ano, pretende tirar partido das valências que cada uma das entidades parceiras e como objectivo optimizar a demonstração de boas práticas na gestão da água de rega em maçã, pêra e tomate de indústria nas duas principais zonas geográficas a nível nacional em que estas culturas são produzidas, o Oeste e o Ribatejo.
O H2OptiDemo congrega o Centro Operativo e Tecnológico Hortofrutícola Nacional (COTHN‐CC), a Federação Nacional das Organizações de Produtores (FNOP), a Hidrosoph, a Campotec e a Torriba.
Durante o decorrer do projecto, aqueles parceiros pretendem realizar várias actividades de transferência de conhecimento, nomeadamente, workshop’s sobre gestão de rega optimizada, workshop’s formativos de capacitação e demonstração, dias abertos nos campos de demonstração, intercâmbios técnicos internacionais e seminários.
Objectivos
Os responsáveis pelo projecto H2OptiDemo referem que, no final do projecto, pretendem “aumentar o seu conhecimento sobre novos sistemas de gestão da rega inovadores, face aos cenários de alterações climáticas e avaliação do funcionamento dos sistemas de rega”, assim como maximizar a capacitação para o uso de ferramentas de apoio à gestão, suportada em tecnologias de monitorização e no conhecimento do bom funcionamento dos sistemas de rega, adaptadas à sua realidade, de forma a aumentar do uso eficiente da água de rega no médio e longo prazo”.
Por outro lado, pretendem “aumentar os conhecimentos do funcionamento dos sistemas de rega e capacitar para a utilização de soluções técnicas simples que permitam a quantificação da água de rega e a introdução à gestão da mesma ao longo do ciclo, tendo por base custo/benefício”.
Agricultura e Mar