Comissão abre consulta pública sobre estratégia para a bioeconomia. Até 23 de Junho

A Comissão Europeia abriu hoje, 31 de Março, uma consulta pública convidando todas as partes interessadas a expressarem suas opiniões sobre a futura estratégia europeia para a bioeconomia. Esta estratégia explorará novas oportunidades para empresas europeias de bioeconomia e apoiará os objectivos ambientais, climáticos e de competitividade da União Europeia (UE). A consulta estará aberta até 23 de Junho.

A consulta pública contribuirá para o trabalho em andamento na nova Estratégia de Bioeconomia , que deverá ser adoptada antes do final de 2025. Esta estratégia desbloqueará o potencial das inovações na bioeconomia para que possam ser comercializadas, gerando empregos limpos e crescimento. O foco será fortalecer a circularidade e a sustentabilidade, ao mesmo tempo em que contribuirá para a descarbonização da economia europeia em toda a cadeia de valor, avança uma nota de imprensa da Comissão.

Para a Comissária para o Meio Ambiente, Resiliência da Água e Economia Circular Competitiva, Jessika Roswall, “precisamos fazer um esforço colectivo para construir uma bioeconomia próspera, sustentável e circular. Esta consulta é uma forma vital de reunir o máximo de ideias possível para moldar a estratégia futura para a bioeconomia, reflectindo as necessidades e aspirações dos cidadãos, empresas, agricultores, silvicultores e outras partes interessadas. Convido todas as partes interessadas a contribuir para isso”.

A preparação da nova estratégia de bioeconomia estará alinhada com as principais iniciativas da UE, como a Bússola de Competitividade e o Pacto para a Indústria Limpa. Também levará em consideração aspectos relacionados à competitividade global.

Além disso, as partes interessadas podem contribuir para o trabalho na estratégia de bioeconomia participando de sessões específicas sobre bioeconomia em eventos futuros. Eles podem, por exemplo, participar do Diálogo das Partes Interessadas da Economia Circular da Plataforma Europeia das Partes Interessadas da Economia Circular , que ocorrerá em 10 de Abril, e da Semana Verde da UE , que ocorrerá de 3 a 5 de Junho, acrescenta a mesma nota.

Pode dar o seu contributo aqui.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

IPMA: Setembro de 2025 foi o sexto mais frio desde 2000

Partilhar              O IPMA — Instituto Português do Mar e da Atmosfera informa que foi publicado o …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.