Início / Agenda / Programa TalentA tem 5.000 euros para mulheres com projectos em zonas rurais

Programa TalentA tem 5.000 euros para mulheres com projectos em zonas rurais

As candidaturas para a 4ª edição do Programa TalentA, que recompensa as mulheres com projectos em zonas rurais com 5.000 euros, formação e uma campanha de visibilidade, já estão abertas.

Cerca de 50% da população rural é constituída por mulheres com a sua actividade ligada ao mundo rural e, com o objectivo de continuar a contribuir para o seu futuro, a Corteva Agriscience e a CAP — Confederação dos Agricultores de Portugal convidam todas as mulheres que se queiram habilitar a um apoio extra para o desenvolvimento dos seus projectos de inovação rural, a participar.

A Corteva Agriscience e a CAP anunciarão as vencedoras a 8 de Março de 2024, um momento chave para celebrar o Dia Internacional da Mulher.

O Programa TalentA em Portugal “dá às mulheres rurais uma nova oportunidade de submeterem os seus projectos ligados ao sector agroalimentar e contribuírem para pôr em relevo o papel-chave que têm no desenvolvimento do mundo rural. Uma iniciativa que desde 2019 já conseguiu empoderar mais de 1000 mulheres de 9 países diferentes”, refere uma nota de imprensa das duas entidades.

A Corteva Agriscience, empresa agrícola líder em tecnologia aplicada a sementes sob a marca Pioneer, protecção de culturas e agricultura digital, e a CAP “estão mais uma vez unidas num objectivo comum: empoderar mulheres com projectos inovadores, ligados ao sector agroalimentar e concebidos para serem desenvolvidos no meio rural”, realça a mesma nota.

3 prémios

Com esta 4ª edição, regressa a possibilidade de participação e conquista de um dos 3 prémios disponíveis. O primeiro projecto premiado conseguirá um apoio financeiro de 5.000 euros para investir no desenvolvimento do seu negócio. Além disso, as duas finalistas desta 4ª edição, vão obter acesso a formação e assessoria por parte de profissionais do sector, e ainda uma campanha de divulgação e visibilidade dos seus projectos.

As empreendedoras rurais podem-se candidatar e habilitar a ser as próximas vencedoras do Programa TalentA tal como Ana Veríssimo, vencedora da 3ª Edição, pelo seu projecto sustentável “Olive”, que visa a produção de misturas solúveis aromáticas e medicinais para bebidas, a partir do reaproveitamento de resíduos resultantes da poda das oliveiras.

Ou como a empresária rural Sílvia Martins, finalista pelo seu projecto “Sentidos da Terra”, que consiste na produção, comercialização e transformação de plantas medicinais, aromáticas e condimentares certificadas como biológicas, ou a finalista Sílvia Santos, com o seu projecto “Legumaria”, dedicado à produção e cultivo biológico de rebentos biológicos, ricos em proteínas, micronutrientes e antioxidantes para uso alimentar.

Inscrições

O objectivo do programa TalentA é encontrar projectos que necessitem de apoio externo para ultrapassar as barreiras enfrentadas pelas mulheres que trabalham em zonas rurais. Os principais critérios de avaliação dos projectos são: a luta contra o despovoamento rural, o impacto ambiental, económico e social na área onde se desenvolvem, bem como a inovação e a transformação digital.

Para participar nesta 4ª edição, as interessadas podem apresentar a sua candidatura através do site do projecto, aqui, de 1 de Novembro de 2023 a 31 de Janeiro de 2024 e seguir estes passos:

  • Fazer download dos termos e condições da iniciativa
  • Preparar os materiais necessários para a candidatura
  • Enviar os materiais por e-mail
  • Ajudar a difundir o #ProgramaTalentA nas redes sociais.

O primeiro projecto premiado conseguirá um apoio financeiro de 5.000€ para investir no desenvolvimento do seu negócio. Além disso, as duas finalistas desta 4ª edição, vão obter acesso a formação e assessoria por parte de profissionais do sector, e ainda uma campanha de divulgação e visibilidade dos seus projectos.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Chega defende carreira de Sapadores Bombeiros Florestais como profissão de desgaste rápido

Partilhar              O Grupo Parlamentar do Chega quer saber se a ministra da Administração Interna, Margarida Blasco, …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.