A Feira de Sant´Iago, que se realiza entre 21 de Julho e 6 de Agosto, em Setúbal, vai receber a Mostra Documental “100 Anos – Navegando pela História”, uma mostra documental e fotográfica concebida pela APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, que dá a conhecer os momentos mais importantes da história de um dos principais portos nacionais.
A exposição, que faz parte do Programa do Centenário do Porto de Setúbal, vai estar patente durante os 17 dias do evento e pretende celebrar os 100 anos do porto, mas também mostrar o crescimento e a união entre o porto e a cidade. Uma ligação que deu origem à necessidade de construir de raiz a primeira infra-estrutura portuária com características modernas e que colocou o porto no caminho do crescimento, contribuindo para o desenvolvimento da região e do País, refere uma nota de imprensa daquela infra-estrutura portuária.
Actualmente, o Porto de Setúbal “prepara-se para enfrentar os novos tempos de mudança de paradigma do transporte global e das novas realidades da produção de bens, ambientalmente sustentável, mas também, de apoio ao consumo da vasta região que serve. O seu hinterland abrange a região de Setúbal e estende-se ao Oeste e Alentejo, região onde está instalada cerca de 50% da indústria e do consumo nacional”, realça a mesma nota.
A Feira de Sant´Iago, organizada pela Câmara Municipal de Setúbal e realizada anualmente no Parque Sant’Iago durante a última semana de Julho e a primeira de Agosto, assume-se como uma das maiores e mais importantes festas populares do sul do país, enquanto polo expressivo de oferta de cultura e lazer, contabilizando mais de 400 mil visitantes por edição.
Agricultura e Mar