Início / Featured / Centro de Controlo do Mar inaugurado a 17 de Outubro

Centro de Controlo do Mar inaugurado a 17 de Outubro

O Centro de Controlo do Mar (CMAR) é inaugurado amanhã, 17 de Outubro, em Paço de Arcos. A cerimónia de inauguração conta com a participação da ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes.

O Centro de Controlo do Mar resulta da integração das infra-estruturas e valências do Centro de Controlo de Tráfego Marítimo (CCTM) e do Centro de Controlo e Vigilância da Pesca (CCVP/FM), para cumprimento das obrigações de Autoridade Nacional de Controlo de Tráfego Marítimo e de Autoridade Nacional da Pesca, refere uma nota de agenda do Ministério da Agricultura.

E adianta que esta infra-estrutura permite dar continuidade à execução das obrigações de Portugal, a nível interno, enquanto Estado-membro da União e na dimensão externa da União Europeia, incluindo os países terceiros e as organizações internacionais, designadamente as Organizações Regionais de Gestão das Pescas, em particular no âmbito das Regras da Política Comum das Pescas.

Investimento de 2,5 M€

Relembre-se que

2022-12-14 às 16h52
Centro de Controlo do Mar vai estar operacional no próximo ano
Foi hoje assinado

O contrato para a empreitada de conceção e construção do novo Centro de Controlo do Mar, um investimento de cerca de 2,5 milhões de euros, que conta com o financiamento do Programa Mar 2020, foi assinado no dia 14 de Dezembro de 2022.

O contrato foi assinado entre a Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos (DGRM) e a empresa Teixeira Duarte, Engenharia e Construções, contemplando a componente de arquitectura e construção civil, com vista à adaptação e modernização do edifício e de toda a infra-estrutura tecnológica de suporte e de monitorização do actual Centro de Controlo de Tráfego Marítimo.

“Ao proceder-se a esta evolução e integração, pretende-se, através de uma melhor capacidade de resposta, durante 24 horas por dia, sete dias por semana, melhorar o nível de serviço aos navios, a segurança, protecção e vigilância marítima, incluindo a monitorização e controlo sobre as Áreas Marinhas Protegidas e a prevenção da poluição”, informava então o Ministério da Economia e do Mar.

Por outro lado, “serão optimizados os custos de funcionamento, através da partilha das infra-estruturas físicas e tecnológicas e da criação de sinergias entre as equipas de operação”.

Pelo controlo de tráfego marítimo na costa portuguesa passam mais de 80.000 navios de grande porte por ano, muitos deles com mercadorias perigosas. Nos portos nacionais são realizadas mais de 15.000 escalas de navios de grande porte.

Agricultura e Mar

 
       
   
 

Verifique também

Consulta pública sobre Acordo Comercial UE-Canadá termina a 25 de Abril

Partilhar              A Comissão Europeia tem em curso, até dia 25 de Abril de 2024, uma consulta …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.