“Temos uma especial sensibilidade para o valor acrescentando. A excelência do produto marítimo-alimentar é uma referência de açorianidade”, destacou o presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, esta quinta-feira, na sessão de abertura da edição deste ano do “Peixe dos Açores”. Bolieiro valorizou a qualidade do pescado da Região, defendendo “narrativas inteligentes” de promoção e valorização do mesmo.
O “Peixe nos Açores 2023” decorre até domingo no Pavilhão da Associação Agrícola de São Miguel, em Rabo de Peixe, Ribeira Grande.
Para José Manuel Bolieiro, o “valor acrescentado” do pescado açoriano projecta a Região em várias frentes, inclusive a turística, providenciando “oportunidades de experiências alimentares de excelência” a quem visita os Açores.
“A experiência turística não é apenas a contemplação da natureza no passeio ou o conhecimento e vivência do património cultural edificado, é também está experiência gastronómica. Temos de ter orgulho e não temor e timidez de dar valor ao valor que nós temos e criar narrativas inteligentes para a nossa valorização”, prosseguiu o governante.
O presidente do Governo defendeu ainda uma melhoria de rendimentos em toda a fileira, lembrando o “respeito” dos Açores no que diz respeito à arte de pescas. “Somos respeitadores de artes de pesca que sinalizam bem a especial sensibilidade que temos para os nossos ecossistemas”, segundo nota de imprensa do Executivo açoriano. E concretizou: “Somos uma região marítima de liderança pelo exemplo nesta matéria”.
Agricultura e Mar