A Montiqueijo vê, pelo terceiro ano consecutivo, o seu compromisso com a responsabilidade social e sustentabilidade ser distinguido pela APEE — Associação Portuguesa de Ética Empresarial. A empresa portuguesa de queijos, e única com o circuito de produção completo, conquistou um novo Reconhecimento de Práticas em Responsabilidade Social e Sustentabilidade 2020.
Vencedora na categoria “Responsabilidade Social – Comunidade”, a empresa vê assim reconhecidas as suas acções para os públicos interno e externo. No que respeita à esfera interna, destaque para a realização de formações em diversas competências aos seus colaboradores, para a inclusão social através da contratação de profissionais em reabilitação e para a premiação por dedicação e antiguidade.
Filosofia de desperdício zero
A nível externo, a Montiqueijo participa na maioria das actividades locais de cariz desportivo, cultural e educativo, oferece regularmente produtos a instituições de solidariedade social da região – aplicando a sua filosofia de desperdício zero – e, este ano em Abril, juntou-se ao Recheio Cash & Carry para doar o equivalente a 25 mil litros de leite a hospitais e centros hospitalares de todo o País, como forma de prestar apoio aos profissionais de saúde e aos doentes internados. Doou também cerca de 6.000 queijos e organizou recolha de alimentos para o Banco Alimentar Contra a Fome.
Devido à pandemia, a cerimónia de entrega dos prémios decorre hoje, 19 de Novembro, em formato online e integra, este ano, o programa da 15ª Edição da Semana da Responsabilidade Social – organizada pela APEE em parceria com a Global Compact Network Portugal, Rede portuguesa da iniciativa das Nações Unidas para a sustentabilidade United Nations Global Compact – que congrega anualmente representantes governamentais, líderes empresariais, especialistas, academia e organizações da sociedade civil para debater os grandes temas relativos à ética, à responsabilidade social e à sustentabilidade.
Promovidos pela APEE desde 2015, os Reconhecimentos de Práticas visam distinguir boas práticas e modelos de governação de organizações dos sectores privados e público que contribuem para o desenvolvimento sustentável.
Agricultura e Mar Actual