O Índice de Volume de Negócios na Indústria apresentou uma redução homóloga nominal de 1,0% em Fevereiro, que compara com o crescimento de 2,4% verificado no mês precedente. Sem o agrupamento de Energia, o índice reduziu-se 0,3 pontos percentuais (p.p.) para 1,9% em Fevereiro, divulga o Instituto Nacional de Estatística (INE).
O índice de vendas com destino ao mercado nacional passou de um aumento de 2,4% em Janeiro para uma diminuição de 2,7% em Fevereiro, enquanto o índice relativo ao mercado externo desacelerou 1,2 p.p., para uma variação homóloga de 1,2%.
Energia influenciou significativamente resultados do mês
O índice do agrupamento de Energia influenciou significativamente os resultados do mês, tendo passado de um aumento de 2,9% em Janeiro para uma redução de 10,3% em Fevereiro, da qual resultou um contributo de -2,5 p.p. para a variação do índice total.
Os agrupamentos de Bens de Investimento e de Bens Intermédios registaram crescimentos de 5,8% e 2,8% (6,3% e 2,9% em Janeiro, pela mesma ordem), contribuindo conjuntamente com 1,9 p.p. para a variação do índice agregado. A variação dos Bens de Consumo fixou-se em -1,5% (-1,0% em Janeiro).
Em termos mensais, as vendas na indústria diminuíram 4,4% em Fevereiro (variação de -1,1% em igual mês de 2018).
Pode ler o documento completo aqui.
Agricultura e Mar Actual