O secretário Regional da Agricultura e Florestas dos Açores afirmou hoje, 15 de Janeiro, em Tenerife, que os Açores, a Madeira e as Canárias estão unidos na defesa do POSEI que permita dar resposta aos desafios da agricultura nas Regiões Ultra-periféricas.
“Estas três regiões ultra-periféricas defendem o POSEI fora da Política Agrícola Comum (PAC) e um POSEI que permita corresponder aqueles que são os desafios da agricultura”, salientou João Ponte, à margem do encontro de Ministros da Agricultura de Portugal, Espanha e França, em que participou integrado na comitiva portuguesa.
A agenda deste evento, que decorre durante o dia na sede da Presidência do Governo das Canárias, inclui, entre outros assuntos, uma reunião sobre o futuro da agricultura nas Regiões Ultra-periféricas na União Europeia.
Desenvolvimento regional
Para o secretário Regional, que integrou a comitiva portuguesa a convite do ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, o POSEI é “um programa extremamente importante” para as Regiões Ultra-periféricas ao nível do desenvolvimento socioeconómico regional, reiterando que deve merecer, por parte das autoridades comunitárias, um reforço da dotação financeira.
“Temos que continuar a trabalhar pelo reforço das verbas orçamentais (do POSEI), visto que as produções nestas três regiões ultra-periféricas continuam a crescer”, frisou João Ponte, destacando, por outro lado, que os custos acrescidos de produção, o facto de se tratar de pequenas economias e a descontinuidade territorial “naturalmente justificam esta defesa”.
Peso reduzido no orçamento da PAC
João Ponte salientou ainda que o orçamento do POSEI tem “um peso muito reduzido” no orçamento global da Política Agrícola Comum (PAC), daí que a defesa de um reforço de verbas do POSEI “não é uma utopia”, mas sim “uma convicção de que é possível”.
Neste encontro está também em análise a estratégia da PAC pós 2020 e a constituição de um grupo de cooperação relativo à banana europeia.
Agricultura e Mar Actual