Início / Agricultura / Capoulas faz acordo com Espanha e França para defesa do POSEI

Capoulas faz acordo com Espanha e França para defesa do POSEI

O ministro da Agricultura de Portugal, Capoulas Santos, participou hoje, 15 de Janeiro, num encontro com os seus homólogos de Espanha e França. A reunião teve lugar em Santa Cruz de Tenerife e foi marcada pelo debate sobre o futuro da Política Agrícola Comum e sobre a Agricultura nas Regiões Ultra-periféricas (RUP) da União Europeia (UE).

Neste encontro participaram também os representantes dos Governos das RUP dos 3 países: Açores e Madeira, Ilhas Canárias, Guadalupe e Martinica.

Posição comum na defesa do POSEI

Desta jornada resultou uma posição comum no sentido de destacar a importância que os três países atribuem às RUP e ao seu principal instrumento de apoio comunitário, o POSEI – Programa de Opções Específicas para fazer face ao afastamento e insularidade, tendo ficado estabelecido um acordo sobre a necessidade de garantir a sua manutenção, no âmbito das reflexões sobre a futura programação europeia para 2020, refere uma nota do Gabinete de Capoulas Santos.

Os ministros sublinharam igualmente a importância de ter um conjunto de medidas específicas para apoiar eficazmente a agricultura nas RUP, incluindo as medidas necessárias a favor da produção agrícola local.

Mercado da banana

Durante a manhã, realizou-se também uma reunião do Grupo “Amigos da Banana”, em que participaram representantes das principais associações de produtores dos três países e da Associação Europeia de Produtores de Banana (APEB).

Os participantes, refere a mesma nota do Ministério da Agricultura, começaram por analisar o comportamento dos mercados de banana nos três países, uma vez que um dos principais objectivos deste grupo é monitorizar adequadamente a situação, permitindo antecipar crises de preços e estabelecer eventuais medidas preventivas.

Além da análise do desenvolvimento do mercado, o Grupo debruçou-se sobre os riscos enfrentados pelo sector, como a crescente concorrência de países terceiros no mercado da UE, os riscos do Brexit, as perspectivas financeiras da UE e a disponibilidade de produtos fitossanitários.

Coordenação de estratégias

Foi particularmente destacada a importância destas reuniões como fórum de discussão e coordenação de estratégias conjuntas das RUP e, em particular, de defesa do sector de banana da UE, considerado vital para as economias das RUP contra as ameaças que enfrenta.

Por último, os representantes concordaram com a necessidade de promover o Grupo de Trabalho Intergovernamental “Amigos da Banana Europeia” com a participação do sector de produtores de modo a envolver as diferentes áreas de trabalho, contribuindo para a sustentabilidade da actividade produtiva nas RUP no contexto dos desafios internacionais que enfrentam, como a abertura da UE aos mercados internacionais.

Antes destes encontros, os três ministros juntaram-se à mesa do pequeno-almoço para discutir a futura reforma da PAC, tema em que há uma ampla coincidência de interesses entre os três países.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Cotações – Cereais – Informação Semanal – 13 a 19 Junho 2022

Partilhar              Análise SIMA – Sistema de Informação de Mercados Agrícolas Cereais Outono-Inverno Esta semana foi dada …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.