A ministra do Mar, Ana Paula Vitorino, no âmbito das comemorações do 2º aniversário do XXI Governo de Portugal, promove no próximo dia 25 de Novembro um vasto conjunto de iniciativas em todo o País. Inaugurações e protocolos de cooperação vão marcar do dia.
Tratam-se de iniciativas que concretizam medidas que visam o cumprimento da Estratégia do Governo para o Mar, a qual tem como “objectivos primordiais a protecção e preservação do oceano, o crescimento da economia azul assente num modelo de desenvolvimento sustentável de aproveitamento dos recursos marinhos, em linha com os compromissos internacionais assumidos por Portugal e contribuindo para a Estratégia Europa 2020, em matéria de crescimento inteligente, sustentável e inclusivo”, refere uma nota de imprensa do Ministério do Mar.
Ao iniciar a segunda metade da legislatura, Ana Paula Vitorino irá desenvolver a sua acção governativa para o ano de 2018 seguindo os seguintes três eixos estratégicos centrais: afirmação da soberania – reforçando e consolidando a importância geoestratégica euro-atlântica do País; desenvolvimento da Economia Azul – através de uma economia do mar inovadora, sustentável, circular e de elevado valor acrescentado; conhecimento e valorização sustentável, protecção dos recursos do mar – valorizando os serviços dos ecossistemas marinhos, recuperando e protegendo o capital natural e promovendo a cultura marítima na identidade nacional.
Duplicar peso da economia azul
“A opção de valorização estratégica do mar português tem como objectivo, até 2020, duplicar o peso da economia azul no PIB nacional”, realça a mesma nota. “Construir o presente perspectivando o futuro, nunca esquecendo a sustentabilidade do oceano e do planeta”, acrescenta.
Uma das iniciativas a serem realizadas no próximo dia 25 de Novembro é a inauguração do Centro Regional do Sistema de Alerta Precoce de Tusnamis. Em parceria com o Ministério da Administração Interna, será feita a inauguração e visita ao Centro Regional do Sistema de Alerta Precoce de Tsunamis. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera assume a gestão do nó do Sistema de Alerta Precoce de Tsunamis do Atlântico Norte e Mediterrâneo (NEAMTWS) localizado em Lisboa.
A cerimónia, presidida pela ministra do Mar e pelo ministro da Administração Interna, terá lugar, às 9 horas, nas instalações do IPMA, em Lisboa.
Ana Paula Vitorino estará ainda na cerimónia de assinatura do contrato de concessão entre APA – Administração do Porto de Aveiro e a ASM Industries que visa instalar uma unidade industrial para produção de componentes da energia eólica oceânica na ZALI – Zona de Actividades Logísticas e Industriais do Porto de Aveiro. A cerimónia terá lugar às 12h30, na sede da Administração do Porto de Aveiro.
Portinho de Angeiras com novas infra-estruturas
Por outro lado, será feita a inauguração do edifício da lota e do canal de acesso à zona piscatória, às 14h30, no Portinho de Angeiras, em cerimónia presidida pela ministra do Mar com a presença do secretário de Estado das Pescas, José Apolinário, e da presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, Luísa Salgueiro.
O dia termina com a inauguração dos novos centros de operações logísticas do Porto de Leixões, que terá lugar às 17 horas, na Plataforma Logística do Porto de Leixões.
Agricultura e Mar Actual