A ministra do Mar disse hoje, 26 de Outubro, em Lisboa, que “a economia do mar terá sempre de ser o futuro de Portugal”. Ana Paula Vitorino referiu ainda várias oportunidades de negócio no sector da aquacultura, dizendo que Portugal importa 65% do pescado que consome e que cerca de metade é proveniente de aquacultura.
A governante afirma que o turismo oceânico tem “margem de crescimento” e diz que o Governo pretende concessionar marinas ao sector privado, identificando “150 possibilidades para fazer marinas de recreio e actividades ligadas aos desportos náuticos”.
78 milhões de euros em financiamento
A ministra destaca ainda a alteração do regime legal de licenciamento de aquacultura, que será votada no Parlamento e que visa encurtar o prazo actual de três anos para três meses. Ana Paula Vitorino acrescenta que existem 78 milhões de euros em financiamento para estes projectos através do programa comunitário Mar 2020.
Ana Paula Vitorino refere ainda outras oportunidades de negócio na área de novos produtos e novas áreas do mar, bem como no sector da energia, além do desenvolvimento de parcerias para o sector privado na área marítimo-portuária.
Agricultura e Mar Actual