Início / Apoios e Oportunidades / Apoios Comunitários / Ministro da Economia anuncia 700 M€ de fundos comunitários para empresas

Ministro da Economia anuncia 700 M€ de fundos comunitários para empresas

“Está a ser lançada uma série de programas que mobilizam a economia circular, visando a melhor produção e aproveitamento de todos os produtos da cadeia produtiva”, anunciou o ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, em Alcobaça, à margem da inauguração da primeira unidade de produção de microalgas.

A maioria das candidaturas comunitárias a lançar integram-se no Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR), “um programa muito ambicioso, cujas verbas podem ir até aos 600 milhões de euros, em programas diversos para diferentes objectivos”, acrescentou o ministro.

“Em relação à eficiência energética, foram lançados avisos para atribuição de fundos, podendo as candidaturas atingir 100 milhões de euros”, acrescentou o governante.

Exportação e internacionalização

O projecto que o ministro visitou está a ser desenvolvido há cerca de 10 anos, tendo-se expandido em 2015, quando criou parcerias com universidades e centros de investigação.

Sendo a maior unidade da Europa na produção de microalgas, nesta empresa estão investidos 15 milhões de euros. Virada para o mercado externo, 90% da produção é exportadas para países como a Alemanha, França, Polónia e Itália e utilizadas, sobretudo, em suplementos alimentares e dietéticos.

Considerada pelo ministro como “um exemplo a seguir”, a fábrica visitada por Manuel Caldeira Cabral funciona segundo o modelo da economia circular e integra o grupo Secil. No ano 2000 o grupo iniciou um processo de internacionalização, detendo hoje, além de três fábricas em Portugal, unidades na Tunísia, Angola, Líbano, Cabo Verde, Holanda e Brasil, num total de oito em quatro continentes.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Consulta pública sobre Acordo Comercial UE-Canadá termina a 25 de Abril

Partilhar              A Comissão Europeia tem em curso, até dia 25 de Abril de 2024, uma consulta …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.