A Aporvela — Associação Portuguesa de Treino de Vela, em acordo com a Tall Ships Races International (responsável pela organização do evento à escala mundial) e os restantes portos anfitriões do evento, acaba de anunciar o adiamento da The Tall Ships Race Lisboa para os dias 2,3,4 e 5 de Setembro de 2021.
A decisão surge na sequência do surto pandémico causado pelo Coronavírus que, de acordo com os responsáveis, coloca em risco a saúde e segurança de todos os envolvidos na realização do evento.
Ao contrário do que estava programado para este ano, em 2021 a The Tall Ships Races terá início em Dunquerque e seguirá para a Corunha, Lisboa e terminará em Cádis.
Grandes veleiros voltam em 2021
“As The Tall Ships Races pretendem passar valores como companheirismo, solidariedade, perseverança, amizade e felicidade, todos muito importante no momento que atravessamos. No entanto, a incerteza do presente fez-nos encarar o adiamento como a opção mais viável, sobretudo quando se trata de um evento que, em quatro dias, recebe mais de 650 mil visitantes só em Portugal. Em 2021 temos a convicção e esperança que toda esta situação crítica já terá passado e teremos as condições necessárias para trazermos os grandes veleiros aos mares nacionais”, justifica João Lúcio, presidente da Aporvela.
“A decisão de adiar as The Tall Ships Races 2020 foi tomada com grande tristeza, mas a segurança dos visitantes, participantes e todos os envolvidos na organização do evento é a nossa principal preocupação em todos os momentos. Gostaríamos de agradecer a todas as partes pelo trabalho incansável que já colocaram em preparativos para este evento. Sem o apoio dos portos anfitriões, da frota de grandes veleiros, dos jovens participantes, dos patrocinadores e o esforço de voluntários seria impossível realizar os nossos eventos incríveis da forma como o fazemos”, esclarece Ross MacDonald, Chairman da Tall Ships Races International.
Agricultura e Mar Actual