Início / Agricultura / PSD quer contratação obrigatória de seguros de colheita para todos os agricultores que beneficiem de apoios públicos

PSD quer contratação obrigatória de seguros de colheita para todos os agricultores que beneficiem de apoios públicos

O Partido Social Democrata (PSD) apresenta-se às eleições legislativas de 30 de Janeiro a defender que se torne “obrigatório a contratação de seguros de colheita a todos os agricultores que beneficiem de apoios públicos e/ou de financiamentos bancários mutualizados acima de determinados montantes”. Por outro lado defende a “promoção da criação de seguros que possam estar associados a riscos de preços ou de rendimento, valorizando a sua adopção no acesso a medidas de apoio público”.

Explica o programa eleitoral do PSD, apresentado hoje, 7 de Janeiro, que “Portugal tem um défice alimentar de 3.700 milhões de euros, uma produtividade do trabalho e um rendimento agrícola de 40% e 60% da média da União Europeia, respectivamente”. Por isso, “precisa, consequentemente, de aumentar a sua produção e melhorar a competitividade da actividade, sem prejuízo das regras comunitárias que impõem a afectação de níveis mínimos das dotações da PAC (25% no primeiro pilar e 35% no segundo) a fins ambientais e climáticos”.

Outra das propostas dos social-democratas para a actividade agrícola passa por corrigir as insuficiências do sistema de subvenções a fundo perdido, criando, de forma integrada e coerente com ele, um sistema de financiamento bancário que contemple: a parte não coberta pelos apoios a fundo perdido nos projectos aprovados no quadro do PDR – Programa de Desenvolvimento Rural 2020-2027 ou do Vitis; crédito de campanha e crédito de funcionamento com um horizonte de médio prazo; e investimentos realizados sem apoio do PDR.

Menos burocracia

No seu programa eleitoral, o PSD propõe-se ainda a simplificar a burocracia no sistema de apoios a fundo perdido, instituindo um regime de comparticipação por tipologias de operações – o regime forfetário ou de custos-padrão e operações.  E quer também simplificar o quadro legal e garantir que os processos de licenciamento ao nível da exploração agrícola e da agroindústria são agilizados e adequados ao grau de complexidade dos mesmos e com prazos conducentes ao investimento.

Outra das promessas eleitorais dos social-democratas passa pela criação de um regime simplificado de política agrícola para os pequenos agricultores (um simplex agrícola), pondo a funcionar, à semelhança do que já existe para os pagamentos directos e para os pequenos investimentos, um conjunto de procedimentos simplificados, de fácil execução, em domínios como: a fiscalidade; a certificação da qualidade dos produtos; ou o licenciamento de actividades agrícolas, pecuárias, florestais e agroindustriais.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Projecto TrunkBioCode apresenta ferramentas de diagnóstico das doenças do lenho da videira

Partilhar              O projecto TrunkBioCode, liderado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), é tema do …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.