O Portuguese AgroFood Cluster em articulação com a APTECE – Associação Portuguesa de Turismo de Culinária e Economia está a organizar várias sessões de degustação de produtos alimentares portugueses de excelência na Web Summit 2016, Conferência Internacional que tem lugar no MEO Arena, em Lisboa, de 7 a 10 de Novembro.
Esta iniciativa vem dar resposta a um desafio da Secretaria de Estado da Indústria e tem como objectivo promover a excelência dos produtos portugueses. Esta acção de promoção será feita através de quatro sessões de degustação do que melhor se faz em Portugal ao nível agro-alimentar para cerca de 2.000 jornalistas e opinion makers nacionais e internacionais que participarão na Web Summit 2016.
O Portuguese AgroFood Cluster é um consórcio entre 4 actores do sector agro-alimentar português: a PortugalFoods, a InovCluster, o AgroCluster e a PortugalFresh, associações que têm pautado a sua intervenção no sector por um elevado dinamismo na promoção dos produtos alimentares nacionais junto dos mercados externos.
Promoção da internacionalização
As associações que integram o Portuguese Agrofood Cluster, em plena articulação coma a APTECE, têm desenvolvido nos últimos anos, um trabalho de apoio às empresas portuguesas do sector na promoção da internacionalização e da comunicação externa, bem como noutras áreas relacionadas com o apoio à inovação das mesmas, visando o aumento da competitividade do sector agro-industrial português em geral.
O sector agro-alimentar português exportou 5,6 mil milhões de euros, o que representou 11,3% das exportações nacionais. O universo de empresas do Portuguese AgroFood Cluster foi responsável por cerca mil milhões de euros e tem revelado um aumento consistente nos últimos anos.
Agricultura e Mar Actual