Os Portos de Lisboa e de Setúbal estarão presentes na Breakbulk Europe 2025, que se realiza de 13 a 15 de Maio, em Roterdão, integrados na participação conjunta organizada pela Associação dos Portos de Portugal (APP). O evento, reconhecido como o mais relevante da Europa para os sectores da logística, transporte de carga fraccionada e comércio internacional, contará com a presença dos principais portos portugueses — Lisboa, Setúbal, Sines, Leixões, Aveiro, Viana do Castelo e Figueira da Foz —, num esforço colectivo para posicionar Portugal como hub logístico competitivo e sustentável à escala global.
A participação da APL – Administração do Porto de Lisboa e da APSS – Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra visa promover as suas infra-estruturas especializadas, serviços eficientes, cadeias logísticas integradas e o compromisso contínuo com a transição energética e a digitalização. Lisboa e Setúbal destacam-se como portos estratégicos na fachada atlântica da Europa, com elevada conectividade marítima e ferroviária e uma forte aposta na intermodalidade, refere uma nota de imprensa conjunta daqueles dois portos.
Com esta presença concertada, os Portos de Lisboa e Setúbal que estarão no stand 1J21-K20, “reforçam o seu papel de protagonistas na cadeia logística atlântica e euro-mediterrânica, afirmando-se como portos modernos, resilientes e preparados para liderar a transformação do sector”.
“A presença conjunta do Porto de Lisboa e do Porto de Setúbal na Breakbulk Europe representa uma oportunidade única para demonstrarmos ao mercado global as vantagens competitivas das nossas infra-estruturas e serviços integrados”, afirma Carlos Correia, presidente da APL e da APSS.
“Os nossos dois portos, com a sua localização privilegiada, profundidades naturais e conexões multimodais eficientes, constituem uma porta de entrada estratégica para a Europa e uma plataforma de excelência para o comércio intercontinental, especialmente para cargas de elevado valor acrescentado e dimensões excepcionais”, acrescenta.
A Breakbulk Europe é um dos maiores eventos mundiais dedicados à logística, transporte de carga e comércio internacional, reunindo profissionais de mais de 120 países. O ponto alto da presença portuguesa será o evento “Networking dos Portos de Portugal”, agendado para 14 de Maio, às 12h00, no stand Portos de Portugal (1J21-K20), com organização da APP e o apoio da AICEP Portugal Global. Este encontro reunirá decisores e stakeholders internacionais, potenciando novas oportunidades de negócio, sinergias comerciais e investimento directo estrangeiro.
Além das autoridades portuárias, a participação portuguesa conta com o apoio de diversas empresas e associações estratégicas, entre elas a APAT – Associação dos Transitários de Portugal, da AGEPOR – Associação dos Agentes de Navegação de Portugal e das Comunidades Portuárias dos sete portos envolvidos.
A participação portuguesa conta também com o apoio das empresas parceiras: Grupo ETE; Iberolinhas; Portline Ocean Management; Nogarport; Yilport Iberia; Zaldesa – Zona de Actividades Logísticas de Salamanca; Foztráfego; Operfoz; Portugs e Santos e Vale.
Saiba mais sobre a Breakbulk Europe 2025 aqui.
Agricultura e Mar