Início / Agricultura / Fundo Ambiental tem apoios para mercados tradicionais de frescos

Fundo Ambiental tem apoios para mercados tradicionais de frescos

O Aviso do Fundo Ambiental para “Logística descarbonizada e economia circular para mercados tradicionais de frescos” encontra-se aberto, até 24 de Agosto de 2018. Este apoio tem uma dotação de 900 mil euros e destina-se a valorizar e promover os mercados municipais de frescos.

São objectivos específicos do Aviso reduzir os impactes ambientais gerados pela actividade conexa ao mercado municipal; descarbonizar a logística de fornecimento e entrega de produtos frescos, através da utilização de veículos zero emissões; e diminuir a intermediação nas cadeias de distribuição alimentar com contributos na descarbonização e diminuição das emissões (Km 0).

Reduzir a embalagem descartável

Por outro lado, este apoio do Fundo Ambiental destina-se a projectos que visem reduzir a embalagem descartável e os plásticos no transporte, armazenamento, exposição e comercialização dos produtos, através da reutilização de produtos sustentáveis e promover a adopção de lógicas de sustentabilidade, economia circular e economia de partilha.

É ainda objectivo deste apoio implementar de práticas de desperdício alimentar zero, na gestão de excedentes, prazos e validades de produtos fresco e promover uma cultura sustentável através da educação e implementação de valores ambientais.

Beneficiários

Poderão ser beneficiários deste Aviso os municípios com população inferior a 50 mil habitantes (aferida pelos dados do CENSUS 2011), ou entidades gestoras dos respectivos mercados municipais.

A dotação máxima do Fundo Ambiental afecta ao presente Aviso é de 900 mil euros e a taxa de financiamento é de 90% da despesa elegível, com co-financiamento limitado a 45 mil € por candidatura.

O período para a recepção de candidaturas decorrerá até às 23:59 horas do dia 24 de Agosto de 2018 em www.fundoambiental.pt.

Formulário de candidatura aqui.

Fundo Ambiental

O Fundo Ambiental tem por finalidade apoiar políticas ambientais para a prossecução dos objectivos do desenvolvimento sustentável, contribuindo para o cumprimento dos objectivos nacionais e internacionais, designadamente os relativos às alterações climáticas, financiando entidades, actividades ou projectos que cumpram com o objectivo de adaptação às alterações climáticas.

Nesse sentido, é lançado o presente Aviso para mercados tradicionais de frescos, com o objectivo de valorizar e promover os mercados municipais de frescos dos centros urbanos como equipamentos emblemáticos, pólos estruturantes e indutores de boas práticas ambientais e socialmente sustentáveis.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Francisco Morales substitui Javier Bernabéu na gerência da Sakata Seed Iberica

Partilhar              Javier Bernabéu, com mais de 40 anos de experiência profissional em melhoramento vegetal, sendo 30 …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.