Início / Agricultura / Fundo Ambiental tem apoios para mercados tradicionais de frescos

Fundo Ambiental tem apoios para mercados tradicionais de frescos

O Aviso do Fundo Ambiental para “Logística descarbonizada e economia circular para mercados tradicionais de frescos” encontra-se aberto, até 24 de Agosto de 2018. Este apoio tem uma dotação de 900 mil euros e destina-se a valorizar e promover os mercados municipais de frescos.

São objectivos específicos do Aviso reduzir os impactes ambientais gerados pela actividade conexa ao mercado municipal; descarbonizar a logística de fornecimento e entrega de produtos frescos, através da utilização de veículos zero emissões; e diminuir a intermediação nas cadeias de distribuição alimentar com contributos na descarbonização e diminuição das emissões (Km 0).

Reduzir a embalagem descartável

Por outro lado, este apoio do Fundo Ambiental destina-se a projectos que visem reduzir a embalagem descartável e os plásticos no transporte, armazenamento, exposição e comercialização dos produtos, através da reutilização de produtos sustentáveis e promover a adopção de lógicas de sustentabilidade, economia circular e economia de partilha.

É ainda objectivo deste apoio implementar de práticas de desperdício alimentar zero, na gestão de excedentes, prazos e validades de produtos fresco e promover uma cultura sustentável através da educação e implementação de valores ambientais.

Beneficiários

Poderão ser beneficiários deste Aviso os municípios com população inferior a 50 mil habitantes (aferida pelos dados do CENSUS 2011), ou entidades gestoras dos respectivos mercados municipais.

A dotação máxima do Fundo Ambiental afecta ao presente Aviso é de 900 mil euros e a taxa de financiamento é de 90% da despesa elegível, com co-financiamento limitado a 45 mil € por candidatura.

O período para a recepção de candidaturas decorrerá até às 23:59 horas do dia 24 de Agosto de 2018 em www.fundoambiental.pt.

Formulário de candidatura aqui.

Fundo Ambiental

O Fundo Ambiental tem por finalidade apoiar políticas ambientais para a prossecução dos objectivos do desenvolvimento sustentável, contribuindo para o cumprimento dos objectivos nacionais e internacionais, designadamente os relativos às alterações climáticas, financiando entidades, actividades ou projectos que cumpram com o objectivo de adaptação às alterações climáticas.

Nesse sentido, é lançado o presente Aviso para mercados tradicionais de frescos, com o objectivo de valorizar e promover os mercados municipais de frescos dos centros urbanos como equipamentos emblemáticos, pólos estruturantes e indutores de boas práticas ambientais e socialmente sustentáveis.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Luís Simões adere ao projecto Lean&Green da GS1 Portugal para reduzir pegada carbónica

Partilhar              A Luís Simões, líder no mercado de fluxos rodoviários entre os dois países ibéricos, é …

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.