Início / Featured / 59% dos portugueses passa férias no Sul do País. 25% prefere o Norte

59% dos portugueses passa férias no Sul do País. 25% prefere o Norte

Com o Verão, o sol e o calor são a preferência da maioria daqueles que escolhem esta altura do ano para um merecido descanso. Em Portugal, essas características são imediatamente associadas ao Sul do País. Não surpreende, por isso, que a grande maioria dos inquiridos pelo estudo do Observador Cetelem Férias 2018 aponte o Algarve e o Alentejo como os destinos de excelência para os próximos meses.

Já as viagens para fora do País são bem menos procuradas, pois apenas 13% planeiam sair fora de fronteiras, com a esmagadora maioria a escolher a Europa para o efeito.

O estudo do Observador Cetelem Férias 2018 procurou perceber, entre os inquiridos nacionais, quais os destinos preferenciais de férias. E 59% dos portugueses que pretendem gozar o seu descanso de Verão em Portugal indicam o Sul do País como a região escolhida.

25% prefere o Norte

Perante um Verão que se tem mostrado tão atípico, é ainda mais provável que se cumpram os planos dos portugueses que pretendem aproveitar o Sul de Portugal. Já o Norte foi mencionado por 25% das pessoas, enquanto o Centro mereceu a escolha de 22% dos inquiridos.

Apesar da beleza que tanto o arquipélago da Madeira como dos Açores oferecem, bem como as inúmeras campanhas publicitárias que regulamente assistimos nos meios de comunicação nacionais, estes destinos continuam a ser eleitos por uma minoria, não mais de 4%, de acordo com os dados de 2018.

Vá para fora cá dentro?

De acordo com o estudo do Observador Cetelem, 72% dos portugueses irão passar férias fora de casa, 18% ficarão na sua residência e 9% indicaram fazer as duas opções. Face a 2017 (27%) aumentou o número dos que este ano dizem fazer férias em casa (15%), seja o período total ou parcial das suas férias.

Consequentemente, há menos consumidores a fazer férias fora de casa. 81% este ano face a 89% no ano passado, somando os que farão as duas opções.

Para aceder ao estudo completo, clique aqui.

Parceiros e Metodologia

O Observador Cetelem Férias de Verão 2018 tem por base uma amostra representativa de 600 indivíduos residentes em Portugal Continental, de ambos os sexos e com idades compreendidas entre os 18 e os 65 anos.

Estes foram entrevistados telefonicamente, com informação recolhida por intermédio de um questionário estruturado de perguntas fechadas.

O trabalho de campo foi realizado pela empresa de estudos de mercado Nielsen e um erro máximo de +4,0 para um intervalo de confiança de 95%. A amostra é representativa da população e está estratificada por distrito, sexo, idade e níveis sócio-económicos.

Agricultura e Mar Actual

 
       
   
 

Verifique também

Fórum Açores Bio associa-se à Feira Agrícola 2022

Partilhar              O 2º Fórum da Agro-pecuária Biológica – Açores Bio 22 – associou-se à Feira Agrícola …

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.